Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Vídeo

Sugestão de Filme sobre o Mundo do Trabalho: Os Embalos de Sábado a Noite


Embora seja lembrado principalmente pelas danças e pela música Stayin Alive (ícone da discoteca dos anos 1970) do grupo Bee Gees, o filme Os Embalos de Sábado à Noite retrata o drama dos jovens trabalhadores em busca de identidade, de inserção social e de uma integração ao imponente mundo da moda.

A imagem inicial do filme é a Ponte Brookyn (Brooklyn Bridge), que conecta os bairros nova-iorquinos Brooklyn e Manhattam. Não à toa. A nobre e sofisticada Manhattam, faz contraponto com o suburbano Brooklyn, onde se passa a história. O protagonista Tony Manero (papel que consagrou John Travolta) é, durante o dia, vendedor de uma loja de tintas e utensílios para o lar e, nas noites de sábado, o imbatível rei da disco dance. O contraste de situações do filme marca o idealismo da juventude: onde se está e onde se quer chegar. Nas noitadas, o brilho das pistas de dança, e no dia a dia a opressão e incompreensão da família e a obrigação do trabalho brutalizante e mal pago.

Jovem idealista Tony não questiona, a princípio, sua situação. Só o faz após o suicídio de seu amigo, que se atira da Ponte Brookyn, simbolizando a dureza da passagem da adolescência à idade adulta. Mas antes disso o rei das pistas simplesmente vê o mundo com otimismo. Prova disso é a cena em que ele se sente prestigiado pelo patrão quando recebe um irrisório aumento salarial de dois dólares. Esta é uma passagem muito interessante que ressalta os contrastes do filme. O Tony dançarino é o grandioso ídolo, exemplo de beleza e de estilo, cobiçado por todos que estão à sua volta. O Tony trabalhador é um humilde funcionário, sem posses que, ao se contentar com pouco, parece começar do zero a construir sua vida profissional. Quando ridicularizado pelo pai ele rebate dizendo que o que mais importa não é o dinheiro em si, mas o reconhecimento. Até seu patrão se espanta com o entusiasmo do jovem e resolve subir mais o salário para o valor, ainda irrisório, de quatro dólares. De qualquer maneira, com seus olhos otimistas Tony Manero entende o gesto como um incentivo. Ele busca sucesso e reconhecimento.

Sua história começa a mudar quando ele põe os olhos numa moça aparentemente refinada, que o leva a atravessar a ponte e chegar à Manhattam. A partir daí ficam claras as limitações do mundo de Tony Manero e suas aspirações são redirecionadas.

Embalos de Sábado à Noite mostra a jornada rumo à reordem do status quo, a busca por um emprego em Manhattan na tentativa de ascender socialmente.

¹Ritos Tribais da Nova Noite de Sábado

Mais sugestões de filmes sobre o mundo do trabalho no site www.fsindical.org.br... %0D%0A %0D%0A Copie e cole o link abaixo no seu navegador: %0D%0Ahttps://cntm.org.br/videos/sugestao-de-filme-sobre-o-mundo-do-trabalho-os-embalos-de-sabado-a-noite/%0D%0A %0D%0A" class="button-share btn-envelope">




videos CNTM