Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Vídeo

Sugestão de filme relacionado ao Mundo do Trabalho: O Diário de Uma Babá


Aí está a graça da história. Ao adentrar o mundo do emprego doméstico o filme procura dar voz àqueles que nunca são consultados. O brilho da história não está no saguão principal, mas no quarto dos fundos.

Apesar do tom água com açúcar é um filme que proporciona reflexões interessantes ao colocar uma família da alta sociedade nova-iorquina como objeto de estudo antropológico. Um momento irônico, e um tanto tenso, que depois levará ao desenlace do filme, é a palestra, para as socialites, sobre as dificuldades de relacionamento com as babás.

Obviamente as empregadas não fazem críticas. Mas as madames se queixam de coisas como o fato de muitas de suas funcionárias não dominarem o idioma inglês (trata-se de mulheres migrantes que dependem de subemprego para se sustentar). É uma demonstração direta da desigualdade social sobre a qual se implantam irracionais relações de poder.

Outro dado interessante é que, mesmo determinada a sair de tal situação, Annie não consegue pedir demissão, nem se desfazer do emprego. Mesmo estando como observadora em um trabalho inapropriado para sua formação, Annie encarna verdadeiramente o constrangimento dos empregados frente aos seus patrões.

Escrito pela jornalista e pesquisadora Carolina Maria Ruy.

Mais dicas no site www.fsindical.org.br... %0D%0A %0D%0A Copie e cole o link abaixo no seu navegador: %0D%0Ahttps://cntm.org.br/videos/sugestao-de-filme-relacionado-ao-mundo-do-trabalho-o-diario-de-uma-baba/%0D%0A %0D%0A" class="button-share btn-envelope">




videos CNTM