Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CONTRATO / AVISO - Contribuição Sindical Urbana
Vídeo

Foi apenas um sonho (Revolutionary Road). Filme com tema relacionado ao Mundo do Trabalho.


Em seu projeto, obcecadamente estudado, tudo funciona. Desde os passaportes até o pretenso insight do marido, que em terras francesas descobriria sua verdadeira "vocação". Ela trabalharia como secretária enquanto ele teria, enfim, o tempo livre que nunca teve. Assim, nas entrelinhas, ela se livraria do opressivo rótulo de dona de casa.

O plano começa a minguar quando surgem situações inesperadas. Um parêntese: é inesperado que aconteça algo que não está previsto? O acaso não é pedra fundamental da vida de qualquer um? Sem calcular os riscos, ou os imprevistos, todos podem ser pegos por um lado ou por outro.

E é o que ocorre. Mesmo que ela tente contornar os "percalços", eles se agarram à April, puxando-a para a realidade. Não há escapatória.

Um detalhe interessante da história é que quando Frank decide aceitar a mudança para Paris, ele "relaxa" no trabalho e começa a "brincar" com seus afazeres. Ele sabe que está partindo para outra e que não precisará mais prestar contas ao chefe. É aí que ele, quebrando as regras, consegue realizar um ato arrojado, que leva a bons resultados e chama a atenção do superior, chefe do chefe, por assim dizer. Inicia-se para Frank, então, uma nova "aventura", uma nova possibilidade de realização, uma nova descoberta vocacional.

É, na verdade, a grande cilada de April. Incentivando o marido a não ter medo de perder o trabalho ela fez com que ele desencadeasse uma espécie de impulso criativo, que o levou de encontro com este mesmo trabalho, mas agora em uma nova situação. Em uma situação em que ele deixaria de apenas executar tarefas, mas passaria a elaborar e a criar. Isso mostra que, se o motivo (alegado por April) fosse a realização profissional do marido, não precisaria ir à Paris. Um pouco de fantasia, com uma pitada de atrevimento e segurança, foi o bastante para que ele se encontrasse.

Sobre a questão que ficou no ar, minha hipótese é de que o nó, muito bem trabalhado no filme, era na verdade, a busca da realização profissional e social da mulher. A história mostra a complexidade deste tema, e os dogmas criados em torno dele, solidamente demarcados, sobretudo na década de 1950, anterior às revoluções comportamentais dos anos 60 e da pílula anticoncepcional.

... %0D%0A %0D%0A Copie e cole o link abaixo no seu navegador: %0D%0Ahttps://cntm.org.br/videos/foi-apenas-um-sonho-revolutionary-road-filme-com-tema-relacionado-ao-mundo-do-trabalho/%0D%0A %0D%0A" class="button-share btn-envelope">




videos CNTM