Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Caetano do Sul/SP

Sindicato diz que GM quer demissão de pelo menos 400 trabalhadores

Pedro Souza 

Do Diário do Grande ABC

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, disse que os diretores da unidade de São Caetano da GM (General Motors) teriam a intenção de colocar 500 trabalhadores em lay-off (suspensão temporária de contrato de trabalho) e demitir outros 500.

Ele contou que participou de reunião, ontem, às 10h, com a direção da montadora. “Esta foi a primeira sugestão, mas falaram que é possível discutir outras alternativas. O problema é que a empresa informou que terá que demitir, no mínimo, 400 trabalhadores neste ano ainda”, explicou Cidão.

Até a semana passada, o que se conversava nos corredores da empresa, segundo o sindicalista, era a dispensa de, aproximadamente, 200 temporários. “Mas ontem eles disseram que os temporários não fazem muita diferença mais. (O corte) Tem que ser dos trabalhadores fixos”, observou Cidão.

No caso da sugestão do lay-off dos 500 trabalhadores, a empresa teria apontado que o início dessa suspensão começaria no dia 3. Porém, não indicou o período das demissões. “Eles deram a mesma explicação de sempre. Dizem que o setor está indo mal. Mas o sindicato sempre vai tentar alternativa positiva. A coisa já está tão enxuta, que não tem mais trabalhadores de baixa qualidade (com maior risco de demissão). São todos trabalhadores qualificados e de anos de casa”, concluiu Cidão. Até o fechamento desta edição, a GM não havia se manifestado sobre o assunto.

No começo do mês, a montadora de São Caetano abriu um PDV (Programa de Demissão Voluntária), que foi aderido por 33 funcionários, segundo informações do sindicato. Todos eles tinham acesso a benefícios, que melhoravam quanto mais tempo de empresa tinham os metalúrgicos, ou se estavam próximos da aposentadoria ou já aposentados.

A entidade garantiu ainda, na semana da eleição, que cerca de 140 trabalhadores foram dispensados no segundo semestre. Em abril, 6.000 funcionários entraram em férias coletivas de 14 a 27 de abril. Em março, 348 profissionais entraram em outro PDV da empresa.

TURNO – Cidão já havia citado que a empresa sinalizou que encerraria as atividades do terceiro turno, que segue da 0h às 6h. Esse período contava, no primeiro trimestre, com cerca de 2.000 funcionários. Recentemente, o presidente do sindicato disse que houve redistribuição dos trabalhadores para outros períodos por parte da empresa. A montadora mantem 11,5 mil operários em São Caetano.

CAMPANHA – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC fechou acordo, ontem, com mais 26 empresas da base em relação à campanha salarial. Desta maneira, a entidade que representa a categoria atuante em São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra garantiu reajuste de 6,35%, referente à inflação, mais 1,56% de aumento real para trabalhadores de 314 companhias.

Dentre as empresas que aceitaram os percentuais ontem, após anúncio no dia 8 de que haveria greve se necessário, estão a Ifer, Krones, Topema e Metalúrgica Injecta.

(Colaborou Soraia Abreu Pedrozo)