Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Ipatinga

Muito obrigado metalúrgicos…


Um ciclo se fecha e começa um novo desafio

Muito obrigado metalúrgicos de Ipatinga. Com quase 40 anos de Usiminas, dediquei 24 anos da minha vida à defesa e valorização do trabalho de vocês. Muitas vezes incompreendido, às vezes pela falta de informação, ás vezes por divergência de ideias mesmo, muitos foram os desafios que enfrentamos para tentar manter uma relação entre capital e trabalho em que o trabalhador pudesse sair ganhando. E os resultados podem ser vistos no progresso dos metalúrgicos de Ipatinga e de toda nossa cidade. Grande parte dos nossos trabalhadores puderam comprar casas e carros subsidiados pela empresa, educar seus filhos em boas escolas, frequentar clubes mantidos pela Usiminas, ter a assistência de um bom plano de saúde dentre outras vantagens raras aos metalúrgicos no Brasil.

Apesar de tentar manter sempre uma relação menos conflituosa possível com a empresa, que possibilitou além do que já foi citado muitas outras vantagens para o trabalhador, nunca nos furtamos do nosso dever de defender incondicionalmente melhores condições de trabalho e salário para os trabalhadores que representamos. Segundo comparativo anual feito pelo DIEESE, entre todos os acordos salariais no setor metalúrgico brasileiro, sempre figuramos em posição de destaque entre os melhores acordos do país. Se não conseguimos mais foi em função da conjuntura econômica e social da empresa e do país. Fizemos do nosso sindicato uma entidade forte, respeitada em Minas e no Brasil pela sua estrutura e principalmente por suas posições e conquistas. Atravessamos diferentes crises políticas e financeiras ao longo desse tempo e, sempre de forma muito responsável com os trabalhadores, fizemos valer nossa força e poder de articulação para acabar com qualquer forma de opressão e falta de compromisso de gestores empresariais com os trabalhadores da Usiminas.

É com grande orgulho que tenho o prazer de dizer que fiz parte de uma história de defesa incondicional dos metalúrgicos de Ipatinga que possibilitou a construção de uma grande cidade para que esses trabalhadores pudessem viver e criar suas famílias dignamente.

Mas chegou a hora de ir enfrentar um novo desafio. Assumo agora a luta de outros três milhões de trabalhadores em todo o estado. Na presidência da Força Sindical de Minas Gerais, trabalharei junto a quase 250 entidades sindicais para a construção de um movimento sindical forte que possa defender bem os direitos de todas as categorias de trabalhadores do estado.

Assim, agradeço profundamente, e de coração, a confiança, apoio e até as críticas que recebi durante todo esse tempo de lutas duras e, principalmente, de conquistas muito importantes.

Desejo à nova direção do Sindipa toda a sorte e responsabilidade para que não se perca tudo que foi construído e para que novas conquistas sejam alcançadas para os nossos trabalhadores.

Nossa luta continua e vocês poderão continuar contando com esse dirigente sindical, metalúrgico de Ipatinga, a qualquer hora, para o que der e vier. Continuarei firme na luta para que todos os companheiros tenham um trabalho digno, remuneração justa e melhores condições de vida.

Um abraço a todos.

Luiz Carlos Miranda
Presidente do Sindipa

Clique aqui e acesse boletim com retrospectica de lutas e conquistas 

Por Mara Lúcia Martins
Assessoria de Comunicação
(31) 3829-6639 / 9893-7841
www.sindipa.org.br