Depois de um mês de conscientização em torno do “Outubro Rosa” e a prevenção do câncer de mama nas mulheres, o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SINMGRA) realiza ações para falar sobre o “Novembro Azul” e o câncer de próstata. De acordo com o presidente do sindicato, Valcir Ascari, ainda existe muito preconceito com o exame que detecta a doença.
– Todos os anos nós realizamos ações de conscientização para a realização dos exames que detectam o câncer de próstata. O que percebemos é que ainda existe muito tabu, muito preconceito sobre esse assunto entre os homens. Acredito que seja um pouco por falta de informação sobre a importância da detecção precoce da doença. Conversamos com os metalúrgicos nas portas das fábricas e queremos mudar essa visão sobre o “Novembro Azul” – afirma Valcir Ascari.
Estudos mostram que o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e uma das doenças com maior incidência nos homens. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.
Sobre o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí
O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí representa aproximadamente 14 mil funcionários dos setores metalmecânico, eletroeletrônico, autopeças e montadoras de automóvel. Abrange centenas de empresas do município de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, entre elas a montadora General Motors e Sistemistas.
PlayPress Assessoria de Imprensa
Redação: Mariana da Rosa
Coordenação: Marcelo Matusiak