O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí está preocupado com mais 4 dias de “day off” anunciados pela direção General Motors na quinta-feira (23/10). A parada estratégica deve acontecer nos dias 7, 10, 21 e 24 de novembro. Além disso, a montadora mantém o corte dos 22 minutos extras que eram cumpridos pelos funcionários diariamente e os dois sábados de produção por mês.
Na última quinta-feira (16/10) o Sindicato entregou uma pauta de reivindicações pela manutenção dos empregos à direção da General Motors, com o objetivo de resguardar os postos de trabalho num momento de incerteza mundial, quando as economias ainda se ressentem da crise norte-americana. A direção da empresa afirmou que não haverá demissões no Rio Grande do Sul. Mas para o coordenador da entidade, Valcir Ascari, mais conhecido como Quebra-Mola, os empregos são os primeiros a serem ameaçados.
Daniel Cardoso
Valcir Ascari
O Sindicato agendará uma audiência com a governadora Yeda Crusius, a quem pedirá apoio. “É preciso dizer ao governo federal que os empregos são mais importantes do que a proteção aos bancos brasileiros, que não fizeram empréstimos de risco”, afirma Ascari. O Sindicato irá procurar também deputados e senadores.
Carreata em defesa do emprego
Na segunda-feira (27/10) os metalúrgicos de Gravataí realizaram uma carreata em defesa da manutenção dos postos de trabalho na General Motors.
Dentre as bandeiras defendidas pelos trabalhadores estarão a redução da taxa de juros e a criação de uma política imediata de proteção da indústria nacional. A carreata saiu às 14h, da Rua Adolfo Inácio Barcelos (em frente ao CTG Aldeia dos Anjos) e irá até a sede da General Motors, em Gravataí.
Denis Alexandre
Carreata pelos empregos em Gravataí/RS
Clementino Vieira, Carlos Lacerda e Geraldino dos Santos (CNTM) e dirigentes da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul estiveram presentes em apoio à mobilização.
Denis Alexandre
Clementino Vieira apóia metalúrgicos de Gravataí
Escrito por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí/RS.
Fonte: Força Sindical/CNTM
Gestão de conteúdo do site da CNTM: Val Gomes