Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Força PR entrega prêmios sorteados no 1º de Maio

A Força Sindical do Paraná entregou na tarde de ontem (14) os prêmios sorteados na 11ª edição do 1º de Maio Solidário.

Os ganhadores dos cinco automóveis, dez motos, dez computadores, dez geladeiras e dez televisores foram ao Parque de São José dos Pinhais, mesmo local do evento, para retirar seus prêmios.

O instalador de painéis Claudinei Andrade Mickus, 32 anos, enfrentou o dia frio e foi com a família para pegar a sua moto 0 km. “Foi a segunda vez que participei, a alegria foi muito grande. Ainda mais que nunca tinha ganhado nada em sorteios”, comemora.
O sentimento de surpresa e felicidade foi compartilhado também pelo vigilante Ricardo Pereira dos Santos, 32 anos, frequentador assíduo do 1º de Maio e ganhador de uma TV. “Eu sempre pegava um ou dois cupons, dessa vez troquei mais e ganhei o televisor. Eu sempre gostei de participar, já fui duas vezes no Centro Cívico, nunca tinha ganhado nada, mas não perdi a esperança. Agora a sorte esteve do meu lado”, disse.

A mesma sorte acompanhou a assessoria jurídica Rosana Gbur Martins, 45 anos. Ela estava trabalhando na barraca da Apae e já tinha praticamente perdido a esperança de ganhar alguma coisa. Porém, no sorteio do último carro, por volta de 21 horas, veio a boa notícia. “Quase no final da festa ouvi o meu nome. Valeu demais a pena ter participado”, afirma.

O presidente da Força PR, Sérgio Butka, participou da entrega dos prêmios e fez uma avaliação positiva do evento. “Mais um compromisso cumprido. Entregamos hoje a premiação aos felizardos do dia. Foram mais de 100 mil pessoas que passaram aqui no dia do evento, mas infelizmente só 45 ganharam. Mas o que valeu mesmo foi a solidariedade do público. Conseguimos encher duas carretas de alimentos e uma de agasalhos. São Pedro também ajudou, fez sol e os trabalhadores e seus familiares puderam passar um dia agradável. Ano que vem esperamos repetir aqui em São José dos Pinhais o mesmo sucesso que alcançamos em 2012”, disse o líder sindical.

Fonte: Força-PR

Sérgio Butka fala sobre o 1º de Maio Solidário na Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais

O presidente do SMC e da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, participou da sessão desta terça-feira (15) da Câmara Municipal de São José dos Pinhais. O líder sindical falou aos vereadores e à população que lotou o plenário, sobre a 11ª edição do 1º de Maio Solidário, realizado no último dia 1º no Parque de São José dos Pinhais.

Butka relembrou um passado não muito distante, quando o evento era realizado na cidade. “O 1º de Maio nasceu aqui, na Praça do Verbo Divino. Com a reestruturação que aconteceu no município, este espaço acabou ficando pequeno. Fomos então para Curitiba, na Praça Nossa Senhora de Salete, e neste ano retornamos. O parque de São José dos Pinhais inaugurado ano passado tem uma estrutura adequada, um espaço mais amplo, boas condições. É como se fosse o Parque Barigüi dos são-joseenses”, comparou.

O presidente da central falou também sobre os motivos que levaram à volta do 1º de Maio ao município. “Decidimos retornar até pelo que São José dos Pinhais representa. É o segundo maior polo automotivo do Paraná, e um dos mais importantes do Brasil. Muitas empresas estão vindo para cá, o que gera mais emprego e renda no município”, disse.

Butka fez também um alerta sobre a falta de comprometimento de algumas empresas com os trabalhadores e com a própria cidade. “Temos que ter cuidado, pois algumas fábricas acabam recebendo incentivos para se instalar aqui, mas não dão a devida contrapartida aos trabalhadores e à população em geral. Muitas não se preocupam com a questão ambiental e acabam poluindo os mananciais. Outras têm condições de trabalho precárias. A ganância de parte dos empresários, que impõem um ritmo alucinado de produção, faz com que o número de acidentes de trabalho venha aumentando. Defendemos a geração de empregos, mas que esses empregos tenham qualidade e não deixem os trabalhadores doentes”, defendeu.

Sobre a edição 2012, Butka afirmou que o 1º de Maio é um evento plural e sem cores partidárias, e que autoridades de diferentes correntes políticas foram convidadas a participar. Ele afirmou que o objetivo é manter o evento em São José dos Pinhais para o ano que vem. “A ideia é fazer a próxima edição aqui, até para repetir o sucesso de 2012. Arrecadamos esse ano uma carreta de agasalhos, outras duas de alimentos. É o único 1º de Maio no Brasil feito de forma realmente solidária. Não é apenas um evento, e sim um espaço cultural para os trabalhadores”, finaliza Butka.

Fonte: Força-PR