Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CONTRATO / AVISO - Contribuição Sindical Urbana Aviso de Contribuição Sindical 2026
Notícias

Sinthoresp reúne especialistas para discutir os desafios do fim da escala 6×1

Simpósio em 4 de novembro terá participação presencial e on-line e abordará organização das jornadas, negociação coletiva e impactos para trabalhadores e empresas

O Sinthoresp, sindicato que representa trabalhadores da hotelaria e da gastronomia de São Paulo e região, promove, em 4 de novembro (quarta-feira), das 14h às 17h, o I Simpósio Sinthoresp, com o tema “Fim da Escala 6×1 – Início de uma Vida Além do Trabalho”.

O encontro será realizado no Hotel Leques Brasil, na Liberdade, em São Paulo, com participação presencial e transmissão on-line. O credenciamento presencial começa às 13h e o encerramento está programado para as 17h.

Voltado a contadores, profissionais de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, empresários, advogados e representantes sindicais, o simpósio discutirá os aspectos jurídicos da passagem da escala 6×1 para a 5×2, a organização das jornadas e o papel da negociação coletiva. A proposta é esclarecer dúvidas de quem atua na gestão das relações de trabalho e orientar o setor sobre os impactos para trabalhadores e empregadores.

Entre os participantes da programação estão Ivani Contini Bramante, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) e professora de Direito; Luís Antônio Camargo de Melo, ex-procurador-geral do Trabalho; Renato dos Santos Gomez, presidente da 231ª Subseção da OAB-SP, em Arujá; e Marcos Montanhani, contador, perito judicial e especialista em cálculos trabalhistas.

O encontro reunirá também representantes sindicais de trabalhadores e empregadores de gastronomia, turismo e hospitalidade, ampliando o diálogo sobre os desafios do setor. A abertura institucional será conduzida por Rubens Fernandes da Silva, vice-presidente do Sinthoresp. A moderação ficará a cargo de César Granieri, gerente-geral do Departamento Jurídico da entidade.

Ao reunir especialistas e representantes do setor, o simpósio propõe discutir os desafios da reorganização do trabalho e seus reflexos na proteção dos direitos, no descanso, na saúde e na qualidade de vida. A programação prevê espaço para perguntas dos participantes.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia pelo site eventos.sinthoresp.com.br/simposio. As vagas presenciais são limitadas. O evento também terá transmissão on-line, permitindo que interessados acompanhem os debates de qualquer lugar, mediante inscrição.

SERVIÇO

Evento: I Simpósio Sinthoresp
Tema: Fim da Escala 6×1 – Início de uma Vida Além do Trabalho
Data: 4 de novembro de 2026, quarta-feira
Horário: das 14h às 17h, com credenciamento a partir das 13h
Local: Auditório Francisco Calasans Lacerda – Hotel Leques Brasil
Endereço: Rua São Joaquim, 216, Liberdade, São Paulo/SP
Formato: presencial, com vagas limitadas, e transmissão on-line, que poderá ser acompanhada de qualquer lugar
Participação: gratuita, mediante inscrição prévia

Inscrições:
eventos.sinthoresp.com.br/simposio

Informações à imprensa e entrevistas:
Andreia Coutinho – Gerente de Comunicação do Sinthoresp – andreia.coutinho@sinthoresp.com.br 11 97132. 6346