Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Juros

Dirigentes sindicais e estudantes protestam em São Paulo contra os juros altos

Representantes das centrais sindicais e estudantes fizeram nesta terça, 17/6/2025, um protesto em frente à sede do Banco Central, em São Paulo, na Avenida Paulista, contra a alta taxa de juros no País. Participaram dirigentes da Força Sindical, CUT, UGT, CTB, CSB e Nova Central, ironizando o Banco Central com a ‘quadrilha dos especuladores’.

O Copom (Comitê de Política Econômica), que decide a taxa de juros, realiza nesta terça e quarta reunião sobre a manutenção ou mudança da atual taxa, hoje em 14,75% ao ano.

Para Miguel Torres, presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, “juros altos prejudicam o desenvolvimento do Brasil, os setores produtivos e a geração de empregos”.

Os diretores e diretoras do Sindicato participaram do ato, entre eles o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna. “Juros altos são só para especulação”.

Os manifestantes apresentaram um cartaz com desenho do milho, representando o período de festa junina. A intenção é fazer uma crítica: enquanto o povo fica com o milho, os especuladores ficam com o “milhão”.

Juruna
Geraldino
Rodrigo, Juruna e Adriano

 Fotos Jaélcio Santana no Flickr da Força Sindical