Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Piracicaba/SP

Curso de preparação do Sindicato dos Metalúrgicos para demitidos reinsere cidadãos no mercado de trabalho

Quando o cidadão perde o emprego, desencadeia-se uma série de problemas na família. As consequências da diminuição da renda e a desmotivação são os fatores negativos mais comuns na realidade do desempregado.

No sentido de amparar todos os cidadãos piracicabanos (metalúrgicos e não metalúrgicos), que estão vivendo este drama, o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba vem realizando, desde 11 de setembro, o curso “Como se preparar para o mercado de trabalho?”.

Para Juraci Goes, o Magal, diretor do Sindicato e coordenador dos cursos, “o curso enriquece o currículo das pessoas. Atualmente, o mercado é muito competitivo e quando a pessoa perde o emprego, geralmente fica meio perdida, sem ‘chão’, assim, nesse sentido o curso é decisivo na hora de uma nova oportunidade”, destacou.

SOBRE O CURSO

Com duração de quatro horas, divididos em duas horas por semana, o curso aborda os seguintes temas:

a) resgatar as experiências de vida, criar seu portfólio de saber e habilidades;

b) Criar o Plano Individual de Recolocação Profissional;

c) O que o mercado espera dos profissionais de hoje; suporte para a estruturação de currículo, cadastro de currículo on-line para distribuição;

d) Como se prepara para a entrevista e dinâmicas de grupo; e) Onde e como encontrar uma oportunidade de trabalho.

CASOS POSITIVOS

A participante Lucilene Alves de Oliveira Quadros, de 36 anos, desempregada há cerca de um ano, sente-se mais preparada para encarar novos desafios. “Eu estava fazendo bicos para garantir uma renda mínima, até que surgiu a oportunidade para este curso”, destacou. Com a sorte a favor, Lucilene já tem entrevista de emprego. “Está sendo muito bom o curso, pois me sinto mais confiante e preparada para a seleção na empresa. O curso é realmente muito bom, pois nos fornece direcionamentos para diversas situações durante a entrevista, de como e o que falar, até mesmo a postura. É perfeito”.

PRIMEIRO EMPREGO

Outro caso que vem repercutindo positivamente nos cursos ministrados é a participação dos jovens, que estão iniciando sua jornada em busca do primeiro emprego. Caso de um pai, participante do curso, que também indicou para a sua filha. “A temática do curso é ampla e serve de base para todos os cidadãos, atendendo também aos mais jovens”, ressaltou João Cimeni, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba.

NOVAS TURMAS

O curso é gratuito e não há taxa de inscrição. Os interessados em participar do curso devem fazê-la, até 26 de setembro, na secretaria do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba (Av. Prudente de Morais, 914, Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. 

Ricardo Flaitt, Alemão
Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba