Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Centrais Sindicais

Centrais apresentam na PGT a proposta de valorização das negociações coletivas e questionam demissões na GM

Procurador-Geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, recebe representantes das Centrais Sindicais, com a participação de Francisco Gérson, Supbrocurador-Geral do Trabalho, e Viviann Matos, Coordenadora da CONALIS. Foto de Ubirajara Machado/MPT

 

Na segunda, 23 de outubro de 2023, as centrais sindicais reuniram-se em Brasília com o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira.

O objetivo foi apresentar e debater as propostas do movimento sindical em relação aos seguintes temas: fortalecimento das negociações coletivas, contribuição assistencial (que mantem o sindicalismo estruturado para conquistar reajustes salariais, benefícios e mais direitos para a classe trabalhadora) e atualização do modelo sindical do Brasil.

As propostas das centrais devem ser encaminhadas em breve ao Congresso Nacional.

“Foi uma reunião muito boa, que abriu portas para outros debates, inclusive junto à Conalis (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical)”, diz o presidente Miguel Torres, presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.

As centrais também falaram sobre as demissões de metalúrgicos da GM das unidades de Mogi das Cruzes, São Caetano do Sul e e São José do Campos, avisados por e-mail e telegrama, em pleno final de semana, sem diálogo nenhum com os sindicatos, de forma desrespeitosa, cruel e desumana.

O Ministério Público do Trabalho acionou o MPT do Estado de SP para exigir que a direção da GM se posicione e aguardamos do Ministério do Trabalho e Emprego a abertura de uma mesa de conciliação com a direção da montadora para que a gente consiga reverter as demissões e garantir a estabilidade no emprego para todos.

Foto de Ubirajara Machado/MPT