Em assembléia na tarde de ontem, 28 de outubro, aproximadamente 80 trabalhadores da metalúrgica Fundição Paraná, em Marília, aprovaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores da categoria. Segundo Irton Siqueira Torres presidente da entidade, o reajuste salarial para quem ganha piso foi de 8.26%, e para os demais foi de 8%.
Estimando uma inflação de 4.25% até outubro, os trabalhadores da Fundição Paraná tiveram um aumento real em seu salário de 3.85%. Mesmo tendo oficializado todas as empresas do setor neste mês de outubro, esse foi o primeiro acordo a ser fechado. “Vamos continuar aguardando uma posição das empresas para sentarmos e tentar chegar a um acordo quanto ao reajuste salarial da categoria.
O processo de negociação com os grupos patronais continua, mas vamos pressionar diretamente as empresas a fazer um acordo que contemple a reposição das perdas, com aumento real, e renove todas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva”, afirma Irton Siqueira Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Marília e Região e coordenador regional da Força Sindical.
Em nível de estado os metalúrgicos reivindicam 10% de aumento salarial (reposição da inflação + aumento real), piso salarial único, jornada de 40h semanais e renovação de todas as cláusulas sociais da convenção coletiva.
A Campanha Salarial 2009 é unificada com outros 52 sindicatos metalúrgicos do Estado filiados à Força Sindical, e envolve cerca de 800 mil trabalhadores. A data-base é 1º de novembro. Na base do Sindicato dos Metalúrgicos de Marília são aproximadamente seis mil trabalhadores.
|