O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nos próximos dias medida provisória que reajusta o salário mínimo dos atuais R$ 415 para R$ 465. Conforme previsto no Orçamento deste ano, o reajuste será de 12%.
A informação de que Lula vai assinar uma MP elevando o salário mínimo a partir de 1º de fevereiro foi divulgada por sindicalistas que se reuniram com o presidente para discutir o desemprego e depois foi confirmada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.
O ganho, de 5,42% acima da inflação esperada no período, corresponde ao crescimento do PIB em 2007. Concedido tradicionalmente a partir de 1º de maio, o reajuste do salário mínimo passou a ser antecipado pelo governo e, em 2010, último ano de Lula na Presidência, será aplicado em 1º de janeiro.
A política de reajustar o mínimo conforme a variação do PIB de dois anos antes foi proposta em 2007, no lançamento do PAC. O objetivo era conter a expansão da principal despesa federal, os benefícios da Previdência, além de gastos como o seguro-desemprego e benefícios assistenciais.