O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi vai realizar no dia 10 de setembro, o 10º ENCIMESP – Encontro de Cipeiros Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.
O ENCIMESP tornou-se uma tradição entre trabalhadores metalúrgicos, sindicalistas, técnicos e todos aqueles que, de alguma formam desenvolvem trabalho na área da segurança e saúde do trabalhador.
História– O primeiro encontro aconteceu em 21 de fevereiro de 1987, e milhares de trabalhadores, cipeiros, técnicos, autoridades e sindicalistas participaram das suas edições, que muito contribuíram para melhorar as condições de segurança e saúde do trabalhador.
“Há muito tempo, o Sindicato dos Metalúrgicos vem se preocupando com a proteção voltada ao trabalho com máquinas e equipamentos e a busca constante pela adequação destas máquinas perigosas que mutilam trabalhadores”, lembra Miguel Torres, presidente do Sindicato.
“Sabemos que há ainda muito que fazer, mas conseguimos alcançar objetivos que almejamos e metas que traçamos, o que, para nós, é uma vitória. A luta pela qualidade de vida, dentro e fora do local de trabalho, priorizando a melhoria dos ambientes de trabalho e a prevenção aos acidentes com máquinas e equipamentos é meta permanente e nosso compromisso”, afirma Luís de Oliveira, Luisinho,coordenador do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador do Sindicato.
Este sindicato foi pioneiro na implantação de um grande acordo que deu origem à Convenção de Proteção de Prensas e Similares, marco importante na revolução da prevenção de acidentes para máquinas e equipamentos em nosso País, hoje referência nacional.
Sobre a questão da proteção de máquinas no Brasil, contamos atualmente com a NR 12 (em fase de reestruturação), e com a Nota Técnica nº 16/2005, do MTE. Já para o Estado de São Paulo, os trabalhadores metalúrgicos dispõem também da Convenção Coletiva de Trabalho (prensas e similares), importante documento legal na adequação de máquinas e equipamentos.
No entanto, a sociedade aguarda com atenção, a finalização da NR 12, que será mais abrangente, moderna e atualizada em função das necessidades da indústria de transformação atual.
Desta forma, o Sindicato quer discutir propostas e dar continuidade nesta importante caminhada, face às novas ferramentas que em breve estarão disponibilizadas. Os interessados em participar deverão procurar os diretores do Sindicato. Participem!
Dia: 10 de setembro de 2010
Local: PALÁCIO DO TRABALHADOR
Rua Galvão Bueno, 782 – Liberdade – SP
Horário: 9h às 17h
www.metalurgicos.org.br