Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Trabalhadores da Usiminas aprovam proposta do TRT-MG

Sindipa

Cerca de 300 trabalhadores compareceram à assembleia

Trabalhadores da Usiminas aprovaram com 74% dos votos a contraproposta feita pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) durante assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (10), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga – Sindipa/MG.

A proposta do TRT prevê: 2,5% de aumento real; abono salarial de R$ 900, compensadas eventuais antecipações e manutenção das conquistas anteriores.

Na audiência do próximo dia 26 de fevereiro, o Sindipa apresentará o resultado perante o juiz José Eduardo de Resende Chaves Junior, o qual poderá marcar o julgamento do processo, caso a Usiminas se recuse novamente a negociar com o sindicato.

Na avaliação do presidente do Sindipa, Luiz Carlos Miranda, a assembléia foi democrática e representou os interesses dos metalúrgicos. “Os 4,18% e R$ 600 foram empurrados, ninguém queria aquilo. Tanto que hoje os trabalhadores aprovaram uma proposta melhor, que garante aumento real e abono mais justo”.

Tiro no pé
Desesperada com o “tiro no pé” (suspender as negociações), e vendo-se encurralada com a indignação unânime dos trabalhadores, a Usiminas fez de tudo para impedir os companheiros de participarem da assembleia. No entanto, não obteve êxito, pois cerca de 300 metalúrgicos aprovaram a proposta do TRT-MG.

Denúncia
Na última segunda-feira (8), o Sindipa reuniu uma série de documentos e gravações e fez uma denúncia ao Tribunal Regional do Trabalho contra a diretoria da Usiminas que insiste em prejudicar a livre vontade dos metalúrgicos.

“Temos provas suficientes que mostram realmente como o novo jeito de ser Usiminas é intransigente, autoritário e truculento”, afirmou Luiz Carlos.

Por CRISTIANO MAGALHÃES
Assessoria de Comunicação Social
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE IPATINGA/MG
www.sindipa.org.br