Em assembleias realizadas na segunda-feira (29/02), às 5h30min e às 15h, os trabalhadores da fábrica da General Motors (GM) em Gravataí aprovaram por unanimidade, a proposta de pagamento da segunda parcela do PPR.
Eles aceitaram o pagamento de R$ 2.700,00, combinado com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, que será depositada na sexta-feira (04/03), após intensa negociação realizada entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SINMGRA) e a direção da montadora, intermediada pelo Tribunal Regional do Trabalho.
De acordo com o diretor do SINMGRA, Valcir Ascari, 1º secretário-geral da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), o posicionamento dos trabalhadores foi correto, tendo em vista que diante do atual quadro recessivo da economia brasileira, o acordo obtido foi o melhor possível.
– Desde o início do processo de negociação pelo pagamento da segunda parcela do PPR a preocupação do sindicato foi colocar mais dinheiro no bolso do trabalhador. Além disso, os companheiros que atuam na fábrica da GM em Gravataí foram responsáveis pela produção do carro mais vendido no Brasil em 2015, o Onix, e fizeram por merecer o benefício que irão receber – salienta Ascari.
Mesmo satisfeito com o final feliz de um processo longo e tenso de negociações, Valcir Ascari lembra que a luta pela garantia do emprego e da melhoria salarial dos trabalhadores da GM e de outras indústrias de Gravataí seguirá intensa em 2016. A partir de março, já começa a campanha em torno da proposta de PPR referente ao atual ano que será apresentada a General Motors.
Sobre o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí
O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí representa aproximadamente 14 mil funcionários dos setores metalmecânico, eletroeletrônico, autopeças e montadoras de automóvel. Abrange centenas de empresas do município de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, entre elas a montadora General Motors e Sistemistas.
PlayPress Assessoria de Imprensa
Redação: César Moraes
Coordenação: Marcelo Matusiak