Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Superintende do Trabalho fala sobre acidentes de trabalho aos metalúrgicos de Osasco

O andamento da fiscalização trabalhista na região de Osasco é o assunto do debate entre o superintendente do Trabalho, José Roberto de Melo, com os metalúrgicos de Osasco, nesta quinta-feira, 16. Melo participa da 32ª edição do Ciclo de Debates, promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, em sua subsede, situada em Taboão da Serra (SP).

A região escolhida para a discussão é justamente onde, em 2010, ocorreram os últimos acidentes mais graves registrados na categoria. O processo de investigação deixou evidente a dificuldade da Superintendência em atender prontamente ao chamado dos trabalhadores, já que as fiscalizações ocorreram dias e até semanas após os fatos. Um dos pontos do debate é questionar o papel do Ministério na prevenção de acidentes.

Além do superintendente, o Ciclo de Debates também discute a conduta dos médicos em relação à saúde do trabalhador. Esse é o assunto do médico do trabalho Paulo Kaufmann, coordenador do Instituto Síntese. Questões como a divergência dos pareceres de médicos assistentes, do trabalho e de peritos da Previdência serão abordadas.

O Ciclo de Debates é um evento tradicional entre os metalúrgicos de Osasco e região. Neste ano, serão quatro encontros, um em cada subsede e na sede do Sindicato. São esperados cipeiros e outros trabalhadores de 250 empresas da base territorial da entidade (composta por 12 municípios da região Oeste da Grande São Paulo). Todos com o objetivo de prevenção questões sobre a saúde e segurança no trabalho.

Por Cristiane Alves
ASSESSORIA DE IMPRENSA
www.sindmetal.org.br