Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Sindipa recebe neurologista em palestra sobre AVC

Dezenas de pessoas participaram na noite dessa segunda-feira (06) de uma palestra sobre prevenção ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) realizada pelo chefe da neurologia do Hospital Vera Cruz (BH) e Coordenador Estadual do Programa de Prevenção ao AVC, Gustavo Daher Barros.

O evento foi promovido pelo Sindipa, através do presidente Luiz Carlos Miranda, que se mostrou preocupado com o crescente número de mortes por AVC, que é popularmente conhecido como derrame.

“Precisamos conscientizar as pessoas quanto a esse mal que afeta milhões de pessoas, já que além do paciente, a família também sofre. Precisamos travar uma batalha contra essa doença”, lembra Luiz Carlos.

Durante o evento, o palestrante mostrou aos convidados o que é o AVC e a importância de todos entenderem como o corpo funciona. “Precisamos cuidar e conhecer nosso corpo. Só assim perceberemos, por exemplo, que estamos tendo um AVC”, frisou.

O neurologista disse ainda que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 6 segundos, 1 pessoa morre de AVC no mundo. Ele acrescentou ainda que 1 em cada 6 pessoas no mundo vai ter AVC em algum momento da vida. De acordo com Gustavo Daher, vários fatores contribuem para o AVC, como hipertensão, sedentarismo, colesterol elevado, fumo, ingestão de álcool e estresse. Ele explica que mesmo a pessoa que não se enquadra nestes fatores deve tomar cuidado. “O histórico familiar também pode ser um fator de risco”, disse.

Sintomas
O neurologista explicou que o AVC pode não deixar sequelas se for diagnosticado rapidamente. “É possível reverter o AVC em muitos casos. Mas a pessoa precisa se conhecer, identificar os primeiros sintomas. O tempo entre o início do AVC e o atendimento é determinante”.

Os sintomas são: dor de cabeça muito forte, perda da visão ou dificuldade para enxergar, dificuldade na fala ou boca torta, dificuldade para andar ou movimentar o braço e dormência. “Percebeu qualquer um desses sintomas, corra pro hospital”, alerta o neurologista.

Gustavo Daher encerrou a palestra agradecendo ao presidente do Sindipa e deputado estadual, Luiz Carlos Miranda, pelo convite. “Meu desejo pessoal é mostrar que a população pode cuidar dela mesma se tiver orientação. E iniciativas como esta são de grande importância. E agradeço ao Luiz Carlos pela oportunidade”, encerrou.

Logo depois o neurologista realizou uma palestra, também sobre o AVC, no Hospital Márcio Cunha.

www.sindipa.org.br