Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Ipatinga

Sindipa exige PLR justa na Usiminas e repudia mentiras

Exigimos uma PLR justa

A comissão da PLR se posicionou de forma contrária ao valor apresentado pela Usiminas na ultima semana, tendo apresentado uma contraproposta que na sua visão não comprometeria para a piora da situação atual da empresa. O sindicalista, que representou o sindicato, foi plenamente contra a atitude da Usiminas em rever os Art. 12 e 13 do programa de PLR, que se trata da Calibragem. No mês de outubro estávamos fechando em 3.4 salários. Chegamos a fazer palestras em todos os departamentos da empresa explicando o plano da PLR, mostrando para os trabalhadores que teríamos que buscar a superação na tentativa de alcançarmos a PLR de 3.75, tudo isso com o aval da Engenharia Industrial.

A comissão reuniu de Janeiro a Outubro, cumprimos rigorosamente todas as metas e calibrações exigidas pela Usiminas/Engenharia Industrial. Porém, Novembro e Dezembro a Usiminas resolveu, arbitrariamente, mudar a regra do plano da PLR, colocando desculpas em um prejuízo de R$ 531 milhões. O representante do Sindicato, mesmo sendo plenamente contra, foi voto vencido pelos os membros eleitos da PLR.

O sistema Usiminas se posicionou contraria que uma empresa recebesse valores inferiores ou superiores, como foi o caso de 2011. Segundo o diretor industrial, a Usiminas não pagará PLR diferente nas plantas de Ipatinga e Cubatão, fato exigido pelo representante do Sindicato e constado em ata. A Direção da Usiminas se mostrou inflexível em aceitar qualquer outra proposta, alegando que a empresa passa por sérias limitações de caixa.

Isto é problema dos gestores da empresa. Queremos uma PLR a altura do SUOR e da competência e comprometimento dos metalúrgicos de Ipatinga.

Diretor do Sindipa que participou da Comissão fala sobre a PLR

“Quero deixar aqui o meu repúdio a CUT/INTERSINDICAL. Soltaram mentiras sobre a questão de PLR aqui da Usiminas/Ipatinga. Só faz isso porque papel aceita tudo. Um pessoal sem comprometimento com eles mesmos, pois o Sindipa sempre esteve e está ao lado dos trabalhadores, e com verdade, haja visto no que tange aos acordos salariais, nenhum sindicato comandado pela Cut/Intersindical no Brasil foi melhor do que o do Sindipa.

A Usiminas de Ipatinga quando comprou a Cosipa, que nunca havia dado lucro, começou com uma administração, pagou em vários anos os prejuízos daquela empresa, agora vem uma turma de forasteiros, sem conhecimento de causa, querendo deturpar um programa de PLR que foi aprovado pela comissão da Usiminas.”
Abílio Giovane – diretor

Pinóquio perde de balaiada

Vocês conhecem a história do Pinóquio, que toda vez que mentia, seu nariz crescia? Pois então, ele é fichinha perto da Intersindical/CUT. Está pra aparecer gente mais mentirosa que esses daí. A última lorota é que os trabalhadores de Cubatão vão entrar em greve se o valor da PLR não for aumentado. Como que os trabalhadores vão entrar em greve se o Sindicato já assinou o acordo com a Usiminas, a autorizando a pagar 1,25 salários de PLR? Essa é mais uma conversa pra boi dormir.

Clique aqui e acesse boletim em formato PDF 

Por Mara Lúcia Martins
Assessoria de Comunicação Sindipa
(31) 3829-6639 / 9893-7841
Acesse www.sindipa.org.br