Cláudio Omena
O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região lançou nesta quinta (1º), na sede, projeto que utiliza notas fiscais em prol de entidades assistenciais. A iniciativa visa implantar totens para coleta de notas emitidas no comércio sem CPF do consumidor.
Participaram os prefeitos Sebastião Almeida (Guarulhos) e Abel Larini (Arujá), o deputado estadual Major Olímpio (PDT), dirigentes das associações comerciais de Arujá e Mairiporã, sindicalistas e várias empresas de Guarulhos.
O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, destaca: “O objetivo é destinar parte do ICMS das notas para entidades assistenciais e assim fortalecer as ações de inclusão social”.
O projeto foi apresentado por Moises Lara, da D’Lara – Totens Sócio-Educativos. Segundo o idealizador do projeto, Guarulhos tem potencial para arrecadar R$ 18 bilhões em impostos, e parte significativa pode ser revertida para instituições filantrópicas.
O prefeito Almeida, que fez uma avaliação positiva da proposta, saudou a iniciativa do Sindicato: “É um projeto voltado para a coletividade e tem nosso apoio”.
Funcionamento – Sempre que a pessoa compra um produto, é perguntada se quer nota com CPF. Se não quer, a nota é emitida de qualquer forma, e geralmente é jogada fora. O imposto vai para o governo. Com a captação das notas pelos totens, parte do imposto vai para entidades cadastradas.
Assessor de Imprensa: João Franzin
www.metalurgico.org.br