A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SINMGRA) foi recebida pelo governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, no final da tarde de quinta-feira (12/05). Acompanhados do prefeito do município da Região Metropolitana da capital, Marco Alba, o presidente da entidade sindical, Valcir Ascari, e o diretor jurídico Edson Dorneles, conversaram com o chefe do Executivo estadual sobre as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores do setor automotivo no Rio Grande do Sul.
Ascari, Dorneles e o prefeito Alba solicitaram ao governador Sartori o apoio a proposta encaminhada pela associação das montadoras (Anfavea) e outras 18 entidades ligadas à indústria de veículos ao governo federal, no final de 2015, visando a renovação da frota brasileira. A ideia é criar algum tipo de incentivo para que donos de carros com mais de 15 anos de uso e de caminhões com mais de 30 possam comprar veículos mais novos, algo que poderia trazer um reaquecimento das vendas do segmento, que enfrentam queda acentuada nos últimos meses.
– Pedimos ao governador que se junte a nós nesta jornada em busca da manutenção e da criação de empregos. Estamos enfrentando um momento de grandes dificuldades, que resultam em demissões no setor e vemos esta proposta como uma solução alternativa para trazer um novo alento ao segmento – explicou Valcir Ascari.
Os dirigentes do SINMGRA também entregaram a José Ivo Sartori um manifesto onde pediram o auxílio do governador para mudar o cenário de demissões que estão ocorrendo na unidade da General Motors em Gravataí e em suas sistemistas. Sartori disse que está empenhado em ajudar no que for possível para tentar reverter a situação e viabilizar o aumento da empregabilidade no Rio Grande do Sul.
Redação – César Moraes
Coordenação – Marcelo Matusiak