Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Piracicaba/SP

Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba realiza hoje (20) grande ato pela entrega da pauta da Campanha Salarial 2013

Mateus Medeiros


José Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba; e Claudio Magrão, presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, com o cartaz oficial da Campanha Salarial 2013

O Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba realiza hoje (20/9) um grande ato pela entrega da pauta de reivindicações da Campanha Salarial aos grupos patronais ligados ao Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições).

As manifestações dos metalúrgicos contarão com o apoio dos 29 Sindicatos ligados ao Conespi (Conselho de Entidades Sindicais de Piracicaba) e começarão a partir das 15 horas, concentrados no Mercado Municipal. Depois os trabalhadores seguirão em passeata pelas principais ruas da cidade rumo à sede do patronal Simespi (rua Samuel Neves, 1601, Bairro dos Alemães) onde será entregue, às 17 horas, a pauta dos Metalúrgicos.

Os atos marcam o início das negociações da Campanha Salarial 2013, período em que a diretoria do Sindicato luta, dentre outros itens, por aumento real de salário e ampliação das cláusulas sociais à categoria. A data-base da categoria é 1º de novembro.

O Sindicato de Piracicaba congrega 30 mil metalúrgicos em sua base formada também pelas cidades de Rio das Pedras e Saltinho.

Segundo José Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e vereador em Piracicaba, “nossa categoria está mobilizada por aumento real e ampliação dos direitos sociais. Não dá para pensar num Brasil desenvolvido sem a valorização da classe trabalhadora”, ressalta.

Direitos dos Aposentados – A Campanha Salarial deste ano inclui também em sua pauta a defesa dos trabalhadores metalúrgicos aposentados de Piracicaba, que lutam contra o reajuste abusivo de 25% cobrado pelo Plano de Saúde para a renovação do contrato.

A decisão de incluir a luta dos aposentados na Campanha Salarial foi estabelecida em assembleia realizada ontem (19), às 19 horas, no Clube da Categoria, entre a diretoria do Sindicato e a Associação dos Aposentados Metalúrgicos.

Para o presidente do Sindicato, José Luiz Ribeiro, “é um absurdo um reajuste na ordem de 25%, ainda mais se considerando a realidade dos aposentados no Brasil. Vamos lutar para assegurar que nossos aposentados tenham acesso à saúde, por um preço dentro da nossa realidade”, destacou.

A Associação dos Metalúrgicos dos Aposentados de Piracicaba, entidade com cerca de 2.500 associados, também participará dos atos realizados hoje (20) pela entrega da pauta da Campanha Salarial.

As principais bandeiras de luta da Campanha Salarial 2013 são:

– Aumento real de salário;

– Reajuste no vale-compra;

– Transporte de qualidade;

– Redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução salarial;

– Licença maternidade de 180 dias;

– Fim das terceirizações;

– Valorização do Piso Salarial;

– Convênios médicos e odontológicos;

– Fornecimento de alimentação no trabalho;

– Garantia ao trabalhador vítima de acidente de trabalho;

– Ampliação da PLR – Participação nos Lucros e/ou Resultados;

– Combate aos assédios moral e sexual;

– Maior remuneração no trabalho noturno;

– Programa de inclusão digital

– Plano de Saúde digno e acessível aos aposentados metalúrgicos


Por Ricardo Flaitt, (Alemão)
Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba

E-mailimprensa@metalurgicospiracicaba.com.br
Site: www.
metalurgicospiracicaba.com.br
Facebook: 
Cidadania – Sindicato dos Metalúrgicos de piracicaba
Celular: (19) 99688.0432