Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Piracicaba/SP

Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba questiona no MP uso de Câmeras na CNH

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba participou em 12 de agosto, às 16 horas, de audiência no Ministério Público em Campinas, onde foram questionados o uso de câmeras e formulários aos trabalhadores da CNH Latin América Ltda.

As denúncias recebidas pelo Sindicato dos Metalúrgicos devem-se às “câmeras de fiscalização”, que estão instaladas na parte interna da empresa, como escritórios, produção e salas individuais.

O Sindicato compreende que câmera de segurança, destinada à preservação do patrimônio da empresa, tem propósito diferente do que monitorar a produção.

Para José Florêncio, Bahia, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “espero que se prevaleça o bom senso do Ministério Público, pois existem câmeras até nas áreas de descanso do trabalhador”, destacou.

Outro item também apontado pela entidade refere-se ao procedimento que a empresa vem adotando junto aos empregados, que se ausentam do trabalho mesmo apresentando atestado médico. O problema se dá porque o Recursos Humanos exige que o trabalhador deve preencher e assinar um formulário feito pela própria empresa e, caso isso não ocorra, os atestados médicos não são aceitos, o que ocasionam descontos nas férias, PLR, dentre outros.

Questionados sobre as irregularidades a direção da empresa analisará as denúncias para depois se posicionar. Por outro lado, o Ministério Público determinou que a empresa deve apresentar um relatório sobre as câmeras para analisar os locais de instalação e os formulários quanto há um possível abuso patronal.

Segundo Wagner da Silveira, o Juca, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “exigir que o trabalhador preencha um formulário é uma forma de coagir o trabalhador. Não iremos aceitar esta situação, nem das câmeras,” destacou.


Texto: Erica Verissimo | Supervisão e Revisão: Ricardo Flaitt (Alemão) | Webmaster: Diego Cavali