Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Piracicaba/SP

Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba protesta no INSS

Mateus Medeiros

José Luiz

Representantes dos trabalhadores metalúrgicos, bancários, químicos, servidores municipais, rurais, papel e papelão, alimentação, ligados às Centrais Força Sindical, CUT, Nova Central e ao Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) realizaram no dia 13, às 10h30, em frente à agência da Previdência Social em Piracicaba, ato de protesto para reivindicar condições dignas aos aposentados no Brasil.

Cerca de 200 pessoas protestaram em frente à agência do INSS e bloquearam o o trânsito nas ruas XV de Novembro e a Governador Pedro de Toledo.

A luta principal se trava pelo fim do Fator Previdenciário, mecanismo criado no governo Fernando Henrique Cardoso que reduz em até 40% os benefícios do trabalhador no momento da aposentadoria. 

A correção adequada também é pauta das reivindicações. Atualmente os aposentados não recebem aumento real (além da reposição da inflação), o que achata gradativamente os vencimentos. Segundo José Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato e vereador em Piracicaba, “um sistema previdenciário constituído por mecanismos como o Fator e a não correção justa é um verdadeiro atentado à classe trabalhadora do Brasil”, frisou.

José Luiz faz um alerta: “não só reivindicamos para os que estão aposentados, mas também para os jovens, que um dia também irão se deparar com a mesma situação”, destacou.

DESCASO – Durante o ato os manifestantes se depararam com uma situação que reflete bem o descaso do INSS com os cidadãos brasileiros. Uma senhora, vítima de AVC e agora acamada, chegou de ambulância com sua neta para avalição do perito médico.

A neta da solicitante, Gisele Maurino, moradora do bairro Piracicamirim, informou que a análise do caso estava agendada para as 11 horas, porém, até o meio dia o perito não a tinha avaliado.

Com a ausência do perito, os solicitantes se viram obrigado a retornar para suas residências sem a análise do INSS. “O que vimos aqui é o resumo trágico da situação das pessoas que dependem do sistema de Previdência no Brasil”, destacou José Luiz Ribeiro.


Por Ricardo Flaitt, Alemão (19) 9688.0432
Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e região
E-mail: imprensa@metalurgicospiracicaba.com.br