O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra) iniciou na quarta-feira (01/06) a negociação de valores para o Plano de Participação nos Resultados (PPR) de 2016, junto à direção da unidade da General Motors (GM) do município. A proposta deve ser concluída na próxima semana, em nova reunião marcada para segunda-feira (06/06).
A proposta apresentada pelos sindicalistas foi aprovada pelos trabalhadores durante assembleias no fim do mês de abril. Os metalúrgicos querem a negociação do valor obtido em 2015, em torno de R$ 10,7 mil, mais a inflação do período.
O presidente do Sinmgra, Valcir Ascari, adiantou que as metas já foram fechadas. Segundo ele, para alcançar 100% da meta de produção, por exemplo, 225 mil veículos devem ser produzidos este ano. Até o momento, 79 mil automóveis foram fabricados.
– Nossa expectativa era já ter finalizado a negociação neste primeiro encontro, mas ainda não entramos na questão financeira. Queremos garantir o melhor benefício para os trabalhadores – comentou Ascari.
Ainda de acordo com os sindicalistas, o reajuste salarial já está fechado em 9,93%, visto que faz parte do acerto fechado em 2014, garantindo a correção automática do INPC para os trabalhadores. Na mesma época ficou estabelecido que o PPR também é fixo para as empresas Sistemistas e não só para a GM. A conquista é fruto da iniciativa do Sindicato, assegurando o mesmo ganho financeiro para todos.
Além do presidente do Sinmgra, participaram ainda da reunião o diretor de assuntos patrimoniais, Noeldi Trindade; o diretor jurídico Edson Dorneles; e, o diretor adjunto Elton da Cruz Ede. Representando a GM, esteve o negociador Artur Bernardo Neto, acompanhado de outros diretores.
Redação: Francine Malessa
Coordenação: Marcelo Matusiak