Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão decreta luto contra demissões na Mitsubishi

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (GO), Carlos Albino, decretou luto na entidade, e fechou o Sindicato na segunda-feira -1º de setembro-, em protesto às 130 demissões realizadas pela Mitsubishi.

A empresa tem cerca de 2.100 funcionários. Há cerca de um mês, propagou amplamente na cidade a abertura de segundo turno e contratou 150 trabalhadores. Passados 20 dias, começou a demitir os novos contratados alegando queda nas vendas e da produção – 130 já foram dispensados entre os dias 28 e 29/8 e 1º/09. Um dos demitidos é diretor do sindicato – suplente do conselho fiscal- com estabilidade no emprego.

Em resposta a esta situação, o Sindicato decretou luto, foi para a porta da fábrica para mobilizar os trabalhadores, e o sindicalista demitido, Danilo Nunes, acorrentou-se em frente à empresa.

Ontem, os diretores do Sindicato montaram campana na porta da empresa, junto com o diretor acorrentado. “Ficarei acorrentado quantos dias forem necessários, minha cabeça foi posta a prêmio e conto com o apoio dos companheiros que estão dentro da firma. Este movimento é para que eles permaneçam em seus cargos e não sejam jogados na rua como eu”, disse Danilo.

Carlos Albino havia se reunido com os diretores da empresa no início da semana passada, e propôs que, “se as demissões são necessárias, que abram voluntariado e remanejamento, de forma a preservar os pais de família. Mas nada foi levado em conta”, disse.

Albino acrescenta que se as demissões são, de fato, conseqüência da queda nas vendas, “a empresa deveria é demitir quem planejou o segundo turno e não previu queda de vendas num espaço tão curto de tempo”.

Ontem, o Sindicato entregou uma pauta à empresa reivindicando, para os demitidos, três meses de cesta básica e de convênio médico, curso de qualificação de seis meses, aviso prévio de 60 dias, e reintegração do diretor demitido.

A Mitsubishi pertence a Eduardo Souza Ramos e o sócio Paulo Ferraz, que têm concessionárias de veículos e escritório, com cerca de 250 funcionários em São Paulo.

Mais informações:

Carlos Albino – (64) 9983-1517/ 3442-4296

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão

Mitsubishi – (64) 3411-8500

Apoio- CNTM – Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos – (11)3388-1062