CLEMENTINO VIEIRA: “JAMAIS NEGOCIAREMOS DIREITOS”
O novo presidente da CNTM, Clementino Vieira, tem planos para melhorar a situação dos metalúrgicos em todo o Brasil. Confira a entrevista concedida ao jornal Comunicação Direta, do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano:
Quais são seus planos?
Clementino Vieira: Vamos buscar metas como o contrato coletivo de trabalho e a unificação das datas-base. Pelo Brasil afora, temos sindicatos com datas-base que vão de janeiro a dezembro.
Em São Paulo, a unificação já existe (em novembro) e é uma conquista que deve ser levada para todo o País.
Esta unificação fortalecerá a nossa categoria e nos ajudará na hora de lutar por um piso salarial unificado e demais benefícios.
Como analisa os efeitos da crise internacional quais as recomendações aos sindicatos?
Clementino Vieira: Essa crise começou no setor financeiro dos Estados Unidos e rapidamente se espalhou pelo mundo, tornando-se uma crise econômica.
No Brasil, os sindicatos estão mostrando força diante dela e a nossa recomendação é de que as diretorias continuem negociando, sem abrir mão de direitos e seguindo o que está na CLT.
É claro que podemos discutir um banco de horas, por exemplo, mas jamais iremos negociar direitos como 13o salário, férias, etc.
Como viu a indicação de Pedro Benites para a diretoria da CNTM?
Clementino Vieira: Conheço bem o trabalho do Pedro e de toda a diretoria que o acompanha no Sindicato de Suzano.
É uma entidade séria, grande parceira da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e que agora estará ainda mais próxima da CNTM, com a presença do companheiro Pedro em nossa diretoria.
Veja abaixo (em arquivo pdf) esta entrevista e demais matérias do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano, no Boletim COMUNICAÇÃO DIRETA.
Clique aqui e leia também:
BENITES ASSUME VAGA NA CNTM APÓS BOA ATUAÇÃO EM SUZANO
Texto: Marco Aurélio Sobreiro
(jornalista e assessor de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano/SP)
MTB 24.565
Celular: (11) 9777-2183