A capacitação dos dirigentes é essencial para o futuro do sindicalismo.
As relações do trabalho vêm sofrendo grandes transformações ao longo de décadas, por isso a necessidade de uma formação permanente, para uma melhor compreensão desse novo mundo que se verticaliza sobre nós.
Pensando nisso, o Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano realiza, entre os dias 12 e 13 de abril, o “Seminário para Trabalhadores de Base”.
O evento acontece no Hotel Fazenda do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, localizado em Vargem-SP.
Para o presidente do Sindicato de Suzano, Pedro Benites, “o movimento sindical tem de se preparar para os novos desafios do mundo do trabalho. Vivemos num mundo dinâmico e as relações do trabalho se alteram constantemente. Nossa luta depende de consciência política, histórica para ampliar os direitos e asseguras as conquistas dos trabalhadores”, destaca.
O Seminário para Trabalhadores da Base contará com as palestras de José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e dirigente da Federão, que abordará o tema “Sindicalismo e Políticas Públicas”.
Mônica Veloso, vice-presidente da CNTM – Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, debate “As Questões de Gênero no Mundo do Trabalho”.
O sociólogo da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, Marco Antonio Mota, apresenta um breve histórico da estrutura sindical.
A saúde do trabalhador também está na pauta. Elenildo Queiroz Santos, do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos fala sobre “Saúde, segurança e meio ambiente do Trabalho”.
Para encerrar, Pedro Benites, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano, fala sobre “Campanha Salarial – Mecanismos de Participação”.
Fonte: www.fedmetalsp.org.br