O Sindicato dos Metalúrgicos de Duque de Caxias, São João de Meriti e Nilópolis abriu negociações em duas campanhas salariais, que buscam conquistar aumento real e melhores condições de trabalho tanto nas indústrias metalúrgicas e de material elétrico da região quanto nas empresas que prestam serviços de manutenção dentro da área da Refinaria Duque de Caxias (REDUC).
Assembleias de trabalhadores e rodadas de negociações são uma constante na rotina da entidade, que acaba de rejeitar contraproposta patronal na área da REDUC de aumento muito abaixo do índice aprovado em assembleia pela categoria e de parcelamento do reajuste.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Duque de Caxias se prepara, ainda, para enfrentar mais duas novas campanhas salariais, em outubro: uma voltada para os metalúrgicos da montadora Marcopolo/Ciferal, que buscam, em 2011, a implantação do Plano de Cargos e Salários e um tíquete compra digno, substituindo a cesta básica, e outra que luta pelos direitos dos trabalhadores ligados a empresas de GNV e mecânicas.
“Temos realidades distintas em nossa base territorial. As necessidades e preocupações do companheiro que presta serviço na área da REDUC não são as mesmas do metalúrgico que trabalha numa grande montadora de ônibus, que também é diferente das do trabalhador da maioria das indústrias de nossa região. Então, respeitando as especifi cidades de cada empresa ou grupo de empresas, vamos melhorando as condições de trabalho da categoria como um todo”, explicou o presidente da entidade, Carlos Alberto Fidalgo (na foto, com o microfone). E haja fôlego! Afinal, Sindicato é para lutar!
Por Marcelo Peres
Assessor de Imprensa da Federação dos Metalúrgicos do Estado de Rio de Janeiro
Gestão de Conteúdo: Val Gomes
Assessor de Imprensa da CNTM
imprensa@metalurgicos.org.br