Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR

Sindicalistas dos EUA fazem balanço positivo do intercâmbio com Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba

Na manhã da última segunda-feira (08), sindicalistas norte-americanos da UAW (United Auto Workers) fizeram um balanço positivo sobre o intercâmbio com o SMC.

“O Sindicato daqui de Curitiba transmitiu muita coragem e esperança para os metalúrgicos da Nissan do estado do Mississipi. Agora sabemos que não estamos sozinhos na nossa luta”, ressaltou Ginny Coughlin, diretora da UAW, após reunião na sede do SMC.

O depoimento de Gynni refere-se principalmente a ida do SMC aos EUA em março, para debater a situação dos metalúrgicos de lá. Também participou da reunião o diretor de relações internacionais da UAW, o brasileiro Rafael Messias Guerra
 
Situação
Nos EUA, a representação sindical não é obrigatória em vários estados, o que dificulta muito a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e salário. Lá, para ter a representação, é preciso que seja realizada na empresa uma eleição com voto aberto. Na maioria dos casos, o trabalhador acuado vota sob pressão dos patrões, favorecendo a empresa. Os companheiros que votam a favor da representação normalmente são demitidos arbitrariamente.

Em breve, mais intercâmbios entre SMC e UAW serão realizados com objetivo de fortalecer a luta dos metalúrgicos dos EUA.

Participação na assembleia da Aker
No mesmo dia (8) Ginny e Rafael participaram da assembleia na Aker Solutions, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Gynni ficou impressionada com a mobilização dos trabalhadores em porta de fábrica. “Foi muito impressionante, principalmente a organização dos trabalhadores”, elogiou a diretora.