Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Catalão/GO

SIMECAT promove III SPDAT

 

O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) realiza de amanhã até sexta-feira a III Semana de Prevenção de Doenças e Acidentes do Trabalho na Área Metalúrgica (SPDAT), no auditório do SENAC, das 8 às 11 horas. O evento é direcionado para aos trabalhadores da categoria e tem o objetivo de conscientizar e orientar todos os metalúrgicos para a saúde e segurança no trabalho.

Profissionais gabaritados irão ministrar palestras e promover debates com os participantes. A prioridade é receber os trabalhadores da base, mas todos que tiverem interesse poderão participar da SPDAT.

Com o tema ‘Recicle seus conceitos sobre segurança’, neste ano a SPDAT vai debater a qualidade de vida relacionada ao trabalho. “Nosso intuito é mostrar para o trabalhador que ele precisar cuidar da sua saúde. A família precisa dele bem”, diz o secretário de Saúde do SIMECAT, Andre Luiz Felício (Andrezão). 

Como os trabalhos vão acontecer no horário em que a grande maioria dos trabalhadores está nas empresas, a própria empresa que deve liberá-los para participar. Segundo Andrezão essa liberação é obrigatória. “Existe uma cláusula na Convenção Coletiva que permite o trabalhador participar da SPDAT e nada pode ser descontado da sua folha de pagamento”, explica.

De acordo com Andrezão as grandes empresas já oferecem para seus funcionários a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, mas os trabalhadores das pequenas e médias empresas não têm oportunidade de participar de momentos como este. “Foi pensando nesses trabalhadores que o SIMECAT iniciou este projeto. É muito importante que todos recebam informações sobre segurança no trabalho”, afirma.

Confira a programação:

28 de novembro (Quarta-feira) – 8h às 11h

Painel: “Trabalho e Qualidade de Vida”

Conferencista: Roberta Cavalcante Fragoso – Médica do Trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e Perita Judicial do Tribunal Regional do Trabalho.

29 de novembro (Quinta-feira) – 8h às 11h

Painel: “O Trabalho como Determinante Social de Saúde ou Doença”

Conferencista: Dr. Zuher Handar – Professor de Medicina Preventiva e do Trabalho da Faculdade Evangélica do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Diretor Científico da Associação Nacional do Medicina do Trabalho (ANAMT).

30 de novembro (Sexta-feira) – 8 às 11h

Painel: “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids”

Conferencista: Regina Félix Amorim – Enfermeira formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG-Goiânia) e pós-graduada em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP)

Por Juliana Barbosa
Assessoria de Imprensa SIMECAT