Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Série de mobilizações para o 11º Congresso dos metalúrgicos

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes realizou na semana passada uma série de assembleias nas portas de fábrica para divulgar o 11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e mobilizar a categoria para a importância histórica deste evento.

Werther Santana

Miguel Torres na GM

Débora Flor

Voith

Jaélcio Santana

Assembleias com trabalhadores da Taiff e Brassinter

Ocorreram assembleias na Mooca, com trabalhadores de diversas empresas da zona leste; com trabalhadores da Daihatsu (Taiff) e Brassinter; na Filsan Engenharia Mecânica; na Voith; na Alstom; e na GM de Mogi das Cruzes.

Jaélcio Santana

Assembleia na Filsan

As assembleias foram coordenadas pelo presidente do Sindicato, Miguel Torres, com a presença entusiasmada de milhares de trabalhadores, dos diretores (inclusive com a participação do deputado federal Paulinho, presidente da Força Sindical) e assessores do Sindicato e de dirigentes sindicais de outras categorias filiadas à Força Sindical.

JaélcioSantana

Elza Pereira e Paulinho na Filsan

Werther Santana

Diretor Sílvio Bernardo na GM

Werther Santana

Trabalhadores da GM ouvem mensagem do Sindicato

Data do 11º Congresso
O evento será realizado nos próximos dias 17, 18 e 19 de junho, sob o lema “Emprego, Direitos, Cidadania!”, no Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato no bairro da Liberdade, em São Paulo, e deve reunir 1.200 delegados sindicais.

Uma das entidades mais influentes do Brasil, além de ser o maior Sindicato da categoria na América Latina, os metalúrgicos de São Paulo pretendem sintetizar neste Congresso sua história de 77 anos de lutas.

 

Várias personalidades serão homenageadas. O Sindicato também fará um tributo à memória de um lendário associado: Manoel Fiel Filho, operário metalúrgico morto sob tortura no DOI-CODI/SP, em 1976, durante a ditadura.

 

“O Congresso reflete a vontade da categoria, suas reivindicações. Por isto, no 11º Congresso vamos definir as ações da diretoria para os próximos quatro anos e já para a próxima Campanha Salarial, que acontecerá ainda em um momento de crise financeira global, ou seja, em meio a muitos desafios e demandas. Nosso objetivo, portanto, é melhor nos preparar e renovar o Sindicato, com muito mais força para lutar e conquistar para os metalúrgicos e para a sociedade brasileira”, analisa o presidente do Sindicato Miguel Torres.

 

Teses do 11º Congresso

1) Enfrentamento e superação da crise econômica global

2) Ação sindical e Saúde e Segurança do Trabalhador

3) Sindicato, cidadania e ação política

4) Campanhas salariais

5) Comunicação com a base e atendimento à categoria

por Val Gomes e Agência Sindical
www.metalurgicos.org.br