Jornal da Tarde
O salário médio dos trabalhadores contratados em julho em São Paulo subiu 6,9% em relação ao dos admitidos no mesmo mês de 2009. No grupo das funções com as maiores médias salariais do mercado, os contadores tiveram o maior aumento real: 26,1%. Em seguida aparecem os gerentes administrativos e financeiros com ganho 18,4% maior que em 2009. Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.
“O número de empregos formais continua em expansão, mas em um número menor. Ao mesmo tempo, o salário continua crescendo bem”, destaca o pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e coordenador do Observatório, Hélio Zylberstajn. Em sua avaliação, os indicadores mostram que as empresas começam a disputar os trabalhadores.
O professor do Instituto de Economia da Unicamp, Cláudio Salvadori Dedecca, acredita que, a partir de agora, deve ocorrer uma recuperação salarial mais generalizada. “Agora, tanto os empregados quanto os empregadores enxergam como possível ou viável um aumento salarial”, afirma Dedecca. O indicador de pressão salarial também mostra um mercado favorável para os trabalhadores. Quem foi contratado recebeu 94% do salário de quem foi demitido.
Confira o boletim do Observatório do Emprego aqui.