Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

Rumo ao 1º de Maio

As grandes atribuições dos sindicatos ao representar institucionalmente suas bases de trabalhadores consistem em garantir para eles as melhores condições salariais e de emprego.

As federações e confederações, agrupando sindicatos de mesmas categorias ou setores coordenam, nos espaços estaduais ou nacionais, estas lutas.

Já as centrais se preocupam fundamentalmente com as grandes questões macroeconômicas ou sócio-políticas.

Um exemplo: enquanto os sindicatos se mobilizam e negociam pisos profissionais de salários, as federações e confederações se articulam para reivindicar pisos estaduais e as centrais sindicais avançam no estabelecimento de uma política nacional para o salário mínimo; é óbvio que estas lutas se encadeiam entre si.

Assim sendo e baseado na unidade de ação, o movimento tem obtido vitórias expressivas, seja nos ganhos reais de salários , seja no avanço dos pisos estaduais, seja no valor do salário mínimo.

Toda pauta reivindicatória deve levar em conta as condições reais da economia e da sociedade e as exigências dos trabalhadores, garantindo conquistas, evitando retrocessos e unificando a luta. Este é o grande princípio diretor, resultado da experiência dos trabalhadores e dos dirigentes.

As comemorações do 1º de maio em todo Brasil devem ser ocasião para reafirmar estas evidências. Em um mundo conturbado, o movimento sindical brasileiro demonstrará, nas diversas manifestações, a sua força e a força da unidade de ação.

João Guilherme
Consultor Sindical