Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Força Sindical

Reunião com o novo presidente da Força Sindical, Miguel Torres

Força Sindical MG

Dirigentes sindicais de todo o estado se reuniram nesta quinta-feira, 21 de novembro, na sede da Força Sindical do Estado de Minas Gerais, no Bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte. O encontro com a Direção Estadual da Central acontece mensalmente, desde que a nova diretoria assumiu a liderança da Força Minas.

A reunião deste mês contou com a presença especial do novo presidente da Força Sindical Brasil, Miguel Torres, também presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos). O metalúrgico tomou posse do cargo, que antes era do líder Paulo Pereira da Silva, no dia 28 de outubro deste ano.

O presidente estadual, Luiz Carlos Miranda, abriu a reunião falando sobre as conquistas alcançadas nos últimos 120 dias, desde que a nova direção foi eleita no Congresso Estadual da Força: “Nossa Central aumentou em 20% o número de sindicatos filiados no estado.  Visitou também cerca de 70 sindicatos ligados à Força, para planejamento de ações. Foram dias de muito esforço, que contribuíram para a melhoria do trabalho realizado pela Força em todo o estado“, declarou Luiz Carlos. Em seguida, ele apresentou Miguel Torres aos demais companheiros presentes e passou a palavra para o presidente nacional.

Miguel Torres fez um pronunciamento falando sobre sua trajetória e reforçando a importância de continuar a luta pelo crescimento da Força e implantação da pauta trabalhista. De acordo com o novo presidente, em 2012, 44% do total de vagas do mercado de trabalho trocou de “dono”, sendo que a maior parte ocorreu porque os trabalhadores foram demitidos. Ou seja, essa alta rotatividade do mercado prejudica o trabalhador brasileiro. Miguel ressalta ainda que esse fato é agravado pela atual conjuntura do governo: “Os movimentos sociais, em especial o Movimento Sindical, não possuem voz e espaço no governo Dilma. Muito pelo contrário, tudo o que foi prometido aos trabalhadores não foi cumprido, e a pauta trabalhista prejudicada“.

MAIS SINDICATOS FILIADOS À FORÇA
Durante a reunião, quatro sindicatos se filiaram à Central: o Sindicato de Vigilantes de Juiz de Fora, o Sinprafarma de Juiz de Fora, Sinprafarma de Belo Horizonte e o Sindicato de Turismo e Hospitalidade de Juiz de Fora. Todos foram recebidos com muita satisfação pelo presidente Luiz Carlos Miranda e o presidente nacional, Miguel Torres, e agora fazem parte da equipe Força Minas.

ATO DO DIA 26 DE NOVEMBRO
Um dos principais assuntos em pauta foi o ato marcado para o próximo dia 26, em Brasília. Os presidentes reforçaram com todos os dirigentes presentes a relevância da manifestação, que pretende reivindicar contra os juros altos, fim do Fator Previdenciário, fim das terceirizações, correção da tabela do Imposto de Renda, desenvolvimento com distribuição de renda, trabalho decente, geração de emprego, redução da jornada, educação, saúde e transporte coletivo de qualidade, justiça social e cidadania. As Centrais Sindicais de todo o País estarão presentes para fortalecer a luta pelos trabalhadores brasileiros.

SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORMAÇÃO

O presidente Luiz Carlos, apresentou também aos dirigentes presentes a programação do primeiro Seminário Estadual de Formação: Repensando o Movimento Sindical, a ser promovido pela Força Minas entre os dias 10 e 12 de dezembro deste ano, no SESC Contagem-Betim. Serão abordados, em diversas palestras e mesas redondas, os desafios à representação sindical no Brasil. Cerca de 300 líderes sindicais, de quase 250 sindicatos filiados são esperados para o evento. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, reforçou como é importante repensar o Movimento Sindical, ampliando nossas lutas e usando nossa Força para discutir questões públicas, que atingem diretamente a vida de todos os trabalhadores e suas famílias.