Projeto institui feriado em Curitiba em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra
Data homenageia Zumbi dos Palmares, morto em 1695 e um dos ícones da luta contra o racismo
Curitiba pode seguir o exemplo de boa parte dos municípios brasileiros e instituir feriado no dia 20 de novembro em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. Projeto de Lei nesse sentido foi apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Clementino Vieira no último dia 16 de julho.
Em sua justificativa, o parlamentar ressalta que “mais do que a questão da folga ou não do trabalho ou da escola, o dia da Consciência Negra é uma forma de discutir o assunto da igualdade racial”. Clementino destaca ainda que “nesta data ocorrem, em todo o País, fóruns, debates e programações culturais sobre o tema”.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil no dia 20 de novembro. Nessa mesma data, em 1695, morria Zumbi dos Palmares, considerado como um mártir na luta contra a discriminação e o racismo. O vereador lembra que antes, a questão da igualdade racial era discutida no dia 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea pela então princesa Isabel, que libertou os escravos em 1888. “Para o movimento negro e historiadores do assunto, o assassinato de Zumbi é muito mais emblemático que uma Lei adotada quando o regime escravocrata já estava falido”, argumenta Clementino.
O vereador destaca que no Mato Grosso e no Rio de Janeiro, o 20 de novembro já é feriado estadual. Em 2008, o Mato Grosso do Sul também tornou o dia feriado em todos os municípios. “A luta contra a discriminação racial e pela igualdade de direitos entre as etnias é de fundamental importância. Precisamos aproveitar o 20 de novembro para levar este tema para a discussão de toda a sociedade ”, finaliza Clementino.
Tramitação
O projeto deverá ser analisado pelas comissões da Câmara logo após o recesso parlamentar, a partir do dia 2 de agosto. Se for aprovado, irá para votação em plenário. Tendo nova aprovação, o projeto segue para a sanção do prefeito Luciano Ducci.
Leia matéria e link do projeto no seguinte endereço:
http://www.clementinovieira.com.br/noticiaconciencianegra.htm
Por Guilherme Ochika – guilherme.ochika@gmail.com
Assessoria de Imprensa do Gabinete do Vereador Clementino Vieira