Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

Faltam três dias

João Guilherme Vargas Netto – consultor sindical de entidades de trabalhadores

“Um dos grandes feitos das direções sindicais nestas eleições foi, sem dúvida, a denúncia do assédio patronal com ameaças e chantagens aos trabalhadores.

A prática é antiga e recorrente, mas desta vez conseguiu-se – com apoio do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público Federal e de tribunais eleitorais e do trabalho – uma porção de denúncias comprovadas que ocasionaram investigações e punições e coibiram o abuso.

Em alguns estados, como no Paraná, as direções sindicais trabalharam também no convencimento de comerciantes e de empresários para que não cometessem tal violação da legalidade eleitoral e respeitassem a vontade livre dos trabalhadores.

O movimento sindical soube trabalhar nas redes sociais acolhendo as denúncias individuais e organizando seu envio, consolidado, às autoridades.

Em vários municípios e capitais o movimento sindical foi ativo na exigência do passe livre no domingo da eleição e obteve vitórias expressivas.

Outro grande feito das direções sindicais e dos aposentados foi a divulgação da denúncia das pretensões de Guedes e de Bolsonaro de eliminarem a correção com ganho real no valor do salário mínimo e sua vinculação aos benefícios previdenciários.

O sincericídio de Guedes viralizado nas redes sociais e ampliado pelas denúncias do movimento sindical transformou-se num elemento forte na reta final da campanha de Lula.

Faltam três dias até a eleição. É preciso empenho continuado e persistente para buscar votos que garantam a vitória, vigilância e inventividade contra as provocações e confiança dos trabalhadores no papel redentor do número 13.

João Guilherme Vargas Netto
consultor sindical de entidades de trabalhadores