Valor Econômico
Por Diogo Martins
RIO – A produção industrial subiu em oito dos 14 locais observados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados constam na Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional (PIM/PF Regional) de novembro, divulgada nesta terça-feira.
Na série com ajustes sazonais, o Estado de Goiás registrou o melhor desempenho entre outubro e novembro, com alta de 11,6%, seguido por Paraná, cujo crescimento no período foi de 5,4%. Na mesma base de comparação, a produção industrial no Espírito Santo avançou 4,7%, ao passo que em Minas Gerais o setor cresceu 4,6%.
Por outro lado, o Estado da Bahia registrou a maior baixa, de 6,4% em novembro frente a outubro, já feitos os ajustes sazonais. Na mesma base comparativa, quedas representativas também ocorreram nas produções de Amazonas, com recuo de 3%, e Pernambuco, onde o decréscimo foi de 2,4%.
Com o resultado, a média nacional ficou em alta 0,3% em novembro na comparação com outubro, já descontados os efeitos sazonais. (Diogo Martins | Valor)