Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

1º de Maio

Presidente Lula participa do 1⁰ de Maio das centrais sindicais no Vale do Anhangabaú

1

Centenas de milhares de pessoas participaram do 1º de Maio Unificado das centrais sindicais, nesta segunda, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

O evento contou com a presença de trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes sindicais, lideranças políticas, movimentos sindicais e população em geral.

As falas dos dirigentes sindicais no palco foram intercaladas com apresentações musicais, começando pelo cantor e compositor Zé Geraldo.

Zé Geraldo

 

Antes da mensagem do presidente Lula, falaram os presidentes das centrais sindicais organizadoras do evento.

Miguel Torres com presidente Lula no palco do 1º de Maio de 2023

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, destacou o evento como uma festa muito importante de lutas em defesa da democracia, dos empregos e direitos da classe trabalhadora. Para ele, depois de muita destruição, o Brasil recomeça a ser novamente “pavimentado”.

“O reajuste do salário mínimo e uma isenção maior do Imposto de Renda representam o que é possível neste momento. Mas estamos no caminho certo”, disse Miguel Torres, que também enalteceu os 80 anos da CLT nesta data de hoje, falou sobre a necessidade de revisão de pontos da reforma trabalhista de 2017 e colocou em votação simbólica o desejo de todos os presentes de unidos melhorarmos o Brasil.

Foto Ricardo Stuckert

“Depois de muitos anos, o Dia do Trabalhador voltou a ser um dia de conquistas, com reajuste do salário mínimo e aumento da isenção do Imposto de Renda. Contem com o nosso governo”, disse o presidente Lula.

Lula defendeu a geração de empregos, a paridade de salários entre homens e mulheres, a soberania nacional e o combate à pobreza . “Este 1º de Maio é simbólico e temos pela frente um longa jornada para vencer os retrocessos impostos pelo governo anterior e redirecionar o País. Pela primeira vez vamos garantir de verdade que a mulher tem que ganhar o mesmo salário do homem, se ela tiver o trabalho igual”.

O presidente da República voltou a criticar os juros altos que impedem investimentos e a geração de empregos. “A taxa de juros não controla a inflação, ela controla a taxa de desemprego”.

Valorização do Salário Mínimo
Lula também anunciou a volta da política de valorização do salário mínimo que, entre 2003 e 2016, valorizou 74% o salário acima da inflação. “Nós instituímos outra vez o aumento real do salário acima da inflação. Daqui pra frente, o trabalhador receberá, além da inflação, a média do crescimento do PIB, como nós fazíamos quando fui presidente”, comemorou.
O presidente destacou ainda que quando o salário aumenta, quem ganha não é só o trabalhador, ganha toda a cadeia produtiva. “O comércio vai gerar emprego e vai encomendar coisa da indústria. A indústria vai gerar emprego e a roda da economia vai voltar a girar”.

Logo após a mensagem do presidente Lula, ocorreram as demais apresentações musicais para a festa do grande público no Anhangabaú.

Juruna, diretor do Sindicato e secretário-geral da Força Sindical

Passeata do Sindicato da Liberdade até o Vale do Anhangabaú, com presenças do presidente Miguel Torres, do secretário-geral Arakém e do tesoureiro José Luiz, diretores, diretoras, trabalhadores e trabalhadoras

Passeata do Sindicato da Liberdade até o Vale do Anhangabaú, com presenças do presidente Miguel Torres, do secretário-geral Arakém e do tesoureiro José Luiz