Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Posse da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco


Jorge Nazareno, presidente do Sindicato. Foto de Daniel Cardoso.

Presidente Lula é convidado da posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma das presenças aguardadas para o ato político que marcará a posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, que acontece na sexta-feira, 20, às 19h, no Metalclube, clube de lazer da categoria localizado em Osasco, na Grande São Paulo.

Além do presidente Lula, o ato deverá ser prestigiado pela categoria e por autoridades regionais e nacionais e de lideranças sindicais da Força Sindical e de outras centrais, que irão mostrar seu apoio à gestão que se inicia.

O atual presidente da entidade, Jorge Nazareno, será empossado para a gestão 2009-2013, junto aos demais representantes da categoria, eleitos em dezembro de 2008, com 94,3% dos votos, mostrando o expressivo apoio dos metalúrgicos e metalúrgicas da região de Osasco.

O ato é aberto somente à categoria.

Lula e o Sindicato – Com sua presença, Lula reforça os laços de amizade e companheirismo com os metalúrgicos da região de Osasco, já que, quer como líder sindical, presidente do PT, candidato à presidência ou como presidente, Lula sempre manteve firme canal de diálogo e de ação com a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e, conseqüentemente, com a categoria.

Na última vez em que esteve numa atividade a convite do Sindicato, em 2004, Lula acionou o apito da fábrica Amsted-Maxion, marcando a retomada da produção nas instalações da antiga Cobrasma, uma das maiores empresas de Osasco entre os anos 1960-80 e palco da greve que virou símbolo da resistência contra a ditadura, em 1968.

Perspectivas para a gestão – A nova diretoria toma posse com o compromisso de defender os interesses dos metalúrgicos e do conjunto dos trabalhadores frente à crise econômica e nos diferentes espaços de atuação do Sindicato, como: conselhos municipais, estaduais e federais; fóruns; mobilizações e demais ações que destacam a entidade no movimento sindical brasileiro e internacional.

A gestão irá dar continuidade a trabalhos exitosos, como a luta pela inclusão de pessoas com deficiência, com o Espaço da Cidadania, ação social apoiada pelo Sindicato. Além de fortalecer as ações educacionais e de geração de renda da Associação Eremim, que hoje atende 250 crianças, adolescentes e jovens e que, em nove anos de atividade, já chegou a 3.400 crianças e jovens e 680 famílias moradoras do bairro Rochdale e de outras localidades de Osasco.

Outra ação que será reforçada é a representação no local de trabalho, com a eleição de delegados sindicais, metalúrgicos que contribuirão com a busca de melhorias das condições de trabalho nas empresas. Hoje são 41 delegados. Alguns dos novos membros da diretoria começaram sua militância como delegados sindicais.

Gênero e raça – A nova diretoria também tem como marca a preocupação com a igualdade de gênero e raça e com a diversidade etária: negros, mulheres, jovens e trabalhadores que estão na melhor idade compõem a diretoria marcada pelo compromisso com os diferentes grupos sociais que compõem a categoria.

A gestão ganhará mais uma trabalhadora, Maria Pacheco, totalizando quatro mulheres representantes da categoria, que também irão dar continuidade às ações voltadas para o conjunto dos trabalhadores e em defesa de interesses específicos das mulheres.

A composição da diretoria reflete mudanças na própria categoria, que vê crescer o número de jovens e de mulheres. Por isso, na gestão que se encerra, trabalhadoras metalúrgicas constituíram o Mulheres Sindmetal, que completou um ano de atividade em outubro, e que contribui com as definições e articulações das ações da entidade.

Jorge Nazareno – É dirigente da Força Sindical, atua em várias frentes do movimento sindical, especialmente naquelas relacionadas com o setor metalúrgico, como diretor da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos). Como membro da comissão de negociação da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, contribuiu para a unificação da campanha salarial da categoria em todo o Estado. A convite do presidente Lula, é membro do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), desde sua criação. Integrou a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região em 1990, com uma forte trajetória de luta, o que o tornou presidente da entidade, em 1997.

A categoria – O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região representa cerca de 40 mil metalúrgicos que trabalham em empresas situadas em 12 municípios da região Oeste da Grande São Paulo; são eles: Osasco, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora de Bom Jesus, Jandira, Itapevi, Carapicuíba, Cotia e Vargem Grande Paulista.