Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Por um Brasil com emprego e vida com qualidade

Recentemente a OIT – Organização Internacional do Trabalho divulgou um dado alarmante sobre as condições de trabalho no Brasil. Segundo a entidade, 25% da população brasileira ainda ganha menos de um salário mínimo por mês.

O Brasil, principalmente o setor metal-mecânico, atravessou um período de crise, que foi superado por aportes do Governo, renúncias fiscais e negociações entre empresários e o movimento sindical.

O país retomou os níveis de produção do pré-crise, agora a luta do movimento sindical brasileiro e da Fitim (Federação Internacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) é justamente para que os empregos criados estejam dentro do que determina a legislação trabalhista.

Nem sempre estar com a carteira assinada é sinônimo de um emprego de qualidade.

Mesmo vivendo no ano de 2010, ainda nos deparamos com casos de desvio de função, número excessivo de horas extras, não fornecimento de equipamentos de proteção, informalidade, dentre tantos outros, chegando ao absurdo de encontrarmos cidadãos em trabalham em condições escravagistas.

O movimento sindical vem combatendo permanentemente os abusos trabalhistas e intensificará as ações para que o cidadãos brasileiros tenham emprego e vida com qualidade.

Edison Venâncio é Secretário-Geral da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e Secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM)