Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

PIB chinês avança 9,2% em 2011, mas ritmo diminui no último trimestre

Valor Econômico

Por Bloomberg

PEQUIM – A economia da China cresceu ao ritmo anualizado de 8,9% no quarto trimestre e fechou o ano de 2011 com crescimento de 9,2%, informou nesta terça-feira o Escritório Nacional de Estatísticas do país.  A estimativa mediana de economistas ouvidos pela Bloomberg era de avanço de 8,7% no quarto trimestre e de 9,2% no ano passado. No terceiro trimestre, a economia chinesa havia crescido a uma taxa anualizada de 9,1%.

A produção industrial chinesa, por sua vez, cresceu ao ritmo anualizado de 12,8% em dezembro em comparação ao mesmo mês de 2010 – acima, portanto, da mediana das estimativas dos economistas ouvidos pela Bloomberg, que previa expansão de 12,3%.

Os investimentos em ativos fixos avançaram 23,8% ao longo de 2011, abaixo da mediana das previsões dos analistas ouvidos pela Bloomberg, que apontava crescimento de 24,1%.

As vendas do setor de varejo em dezembro cresceram 18,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quase um ponto percentual acima da mediana das estimativas, que previa crescimento de 17,2% para o período.

De acordo com a Bloomberg, o ritmo de expansão da economia chinesa no encerramento de 2011 foi o mais lento em 10 trimestres, devido à moderação da demanda pelas exportações do país e às medidas implementadas pelo governo chinês para controlar a inflação e desaquecer o mercado imobiliário do país, cujos ativos apresentaram alta acentuada de preços.  Pela primeira vez desde meados de 2009, o PIB chinês apresentou, no último trimestre de 2011, expansão anualizada abaixo da marca de 9%.

Com a diminuição do ritmo de expansão do país, o governo do primeiro-ministro Wen Jiabao pode reajustar as políticas de forma a sustentar o crescimento econômico, na medida em que as autoridades preveem um cenário cinzento para as exportações do país e diminuem suas preocupações com a inflação. (Bloomberg)