Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Pauta dos metalúrgicos de SP chega ao Sindimaq e Sinaees

Foto de Beatriz Arruda
Patrões do Sindimaq e Sinaees assinam o protocolo de recebimento da pauta

Mais dois grupos patronais receberam do comando da Campanha Salarial Unificada 2010 a pauta de reivindicações da categoria metalúrgica: o Sindimaq (máquinas) e o Sinaees (eletroeletrônicos).

A pauta foi entregue na sexta-feira, 27 de agosto, por Miguel Torres (presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e, em exercício, da Força Sindical) e Cláudio Magrão (presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo), entre outros dirigentes.

A Campanha reúne 53 sindicatos de metalúrgicos do Estado de São Paulo e envolvem cerca de 800 mil trabalhadores.

Na pauta, a categoria pede a reposição da inflação, aumento real (acima da inflação), valorização do piso, fim das demissões imotivadas, redução da jornada, sem redução salarial, PLR para todos, qualificação profissional e licença-maternidade de 180 dias, entre outras reivindicações.

Histórico – A pauta de reivindicações foi aprovada por todas as assembleias promovidas pelos 53 sindicais e entregue no dia 20 passado à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Sicetel (Sindicato da Indústria de Laminação de Metais Ferrosos), Sindicato da Indústria da Fundição e Sindicato da Ind. de Lata. No dia 26, foi entregue ao Sindipeças (autopeças).

“Os patrões já receberam nossa pauta. Vamos aguardar uma resposta para iniciar as negociações, mas não vamos esperar muito tempo. Se não tivermos resposta, vamos começar a pressionar com movimento nas fábricas”, afirma Miguel Torres.

Por Débora Gonçalves
Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes www.metalurgicos.org.br

Matéria editada para o site da CNTM por Val Gomes
imprensa@cntm.org.br