Paulo Henrique Amorim – Foto: Jaélcio Santana
A CNTM – Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos realizou em 17 de junho de 2008, em São Paulo, o primeiro dia do Encontro de Comunicação e Sindicalismo: que reuniu secretários de comunicação e assessores de imprensa dos sindicatos e federações filiados à confederação.
A abertura do evento contou com a presença do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, e do presidente da CNTM, Eleno Bezerra. Em sua fala Eleno enfatizou a necessidade de as entidades sindicais melhorarem a comunicação com as bases e com a sociedade. “Precisamos ter uma mídia própria forte, para contrapor a mídia tradicional que despreza as conquistas e ações sindicais em defesa dos trabalhadores, e encontrar formas para viabilizar nossos projetos”, enfatizou Eleno.
Durante sua exposição, o jornalista e apresentador da TV Record Paulo Henrique Amorim ressaltou a importância de o movimento sindical abrir novas frentes de comunicação, como, por exemplo, a Internet, lembrando que hoje no Brasil cresce o número de pessoas com computador em casa, com celular, e estes novos meios de acessar notícias são importantíssimos para quebrar o monopólio da informação no País. “Os profissionais da área de comunicação sindical, porém, não podem deixar de trabalhar com qualidade em informação”, afirma Paulo Henrique Amorim.
João Guilherme, consultor sindical, destacou a necessidade dos jornalistas da área e as entidades sindicais debaterem internamente as possíveis fragilidades e tomarem medidas para avançar com uma comunicação mais eficiente com as bases dos trabalhadores e com a sociedade brasileira. “É preciso fazer um contraponto à mídia tradicional e valorizar as ações dos metalúrgicos perante a opinião pública”, avalia João Guilherme.
No período da tarde, o evento contou com as palestras da professora Roseli Fígaro, da ECA-USP, e do jornalista Alberto Luccheti, da AllTV.
Já nesta quarta-feira, 18 de junho, o Encontro contou com palestras do jornalista João Franzin, da Agência Sindical, e do diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, e com grupos de trabalho para discutir e definir diretrizes para a comunicação em âmbito nacional da CNTM.
Texto: Val Gomes
Roseli Fígaro – Foto: Jaélcio Santana