Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Centro de Solidariedade ao Trabalhador da CNTM

CST lança programa gratuito de orientação profissional para o trabalhador

Agência de emprego realiza cinco oficinas permanentes para aumentar as chances de colocações no mercado

 

A partir desse mês, o Centro de Solidariedade ao Trabalhador lança um novo serviço gratuito, o Orienta, voltado para o aprimoramento de conhecimentos, e que permite aumentar as chances de conseguir um emprego.

 

Trata-se de oficinas de orientação profissional para o trabalho que irão tornar os participantes mais seguros e atualizados em processos seletivos, testes e para desempenhar funções em determinadas áreas.

 

O programa conta com cinco temas: Orienta Atitude, que ensina sobre empregabilidade, entrevistas, processos seletivos, entre outros, Orienta Comunicação, para aprimorar a oratória e conhecimentos da língua portuguesa, Orienta Raciocínio Lógico, para desenvolver Matemática Básica e Financeira, Orienta Informática, para utilizar mais e melhor as ferramentas da informática além da internet e redes sociais no ambiente de trabalho e Orienta Empreendedorismo, voltado para pessoas que possuem habilidade que bem desenvolvida poderá ser fonte de renda.

 

De acordo com Andrea Isaias, coordenadora do Orienta, as atividades foram planejadas com o objetivo de atender a necessidade e a urgência do trabalhador, por isso oferece palestras de 3 horas – no caso do Orienta Atitude e oficinas com uma carga horária maior – 16 horas. Essa flexibilidade facilita o acesso e assiduidade do trabalhador

 

Optamos por formar turmas pequenas para que cada trabalhador fosse bem atendido e realmente pudesse identificar e solucionar seus problemas. A carga horária pequena e o conteúdo direcionado aos processos seletivos realizados no CST e no mercado em geral, ajudam ao participante a sair mais confiante e atualizado., a curta duração diminui os gastos com alimentação e transporte.

 

Enquanto aprende, os atendentes buscam no banco de dados alguma oportunidade para esse trabalhador, verificam se o cadastro está atualizado e emitem cartas de encaminhamento que recebem sempre ao final de cada oficina, com a preocupação de encaminhar o trabalhador para vagas mais adequadas ao seu perfil profissional.

 

Orienta é composto por uma equipe de profissionais com experiência em RH, processos seletivos e treinamentos, em sua maioria psicólogos, que realizam uma entrevista com trabalhador  para encaminhá-los para as oficinsa, de acordo com às áreas que tem necessidade de aprimoramento.

 

O projeto de oficinas nesse formato – permanente, curta duração e abrangendo cinco áreas é inovador em São Paulo. “Depois do Orienta, o trabalhador passa a reconhecer os motivos que impediram sua contratação ou permanência no emprego e recebe várias informações que poderão ajudá-lo a corrigir essas falhas ou até redefinir seu cadastro, com foco em ocupações mais adequadas às suas habilidades profissionais. Sendo assim o Orienta é mais uma ferramenta eficaz para colaborar e diminuir a desigualdade social”, complementa Andréa.

Serviço

 

ORIENTA – Segunda a sexta-feira; toda manhã e à tarde.

Inscrição no Posto da Liberdade.

 

Mais informações: http://www.cst.org.br/portal/noticias/noticia.php?id_noticia=183

 

Endereços

– Zona Central/Liberdade – Rua Galvão Bueno, 782

 

Os interessados devem comparecer aos endereços acima com carteira profissional, RG, certificado de escolaridade e currículo.

Mais informações:

Sara Puerta/Claudinéia Arcanjo

11 3347-4042 / 4048

11 9-9827-9651 / 9-8435-2402