Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Osasco (SP): Metalúrgicos da Jaraguá conquistam acordo de PLR

 
Escrito por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúirgicos de Osasco   
 

Os trabalhadores das unidades de Osasco e de Itapevi da empresa Jaraguá definiram o valor da PLR na segunda-feira, 31. Eles vão receber 30% do salário nominal. Esse é o resultado da pressão exercida pelos companheiros junto com o Sindicato, já que a empresa vinha adiando a negociação.

Mas, além da conquista da PLR, os trabalhadores comemoram a perspectiva de que em 2010 a participação seja estabelecida com outras bases, a partir do acompanhamento de uma comissão de PLR. A Jaraguá se comprometeu a discutir com o Sindicato a formação dessa comissão, em outubro.

Outro compromisso firmado foi com a eleição de delegados sindicais para cada uma das unidades. “Foi um resultado muito satisfatório. Mostramos para a empresa que os trabalhadores sabem buscar o que querem”, avalia o diretor Antonio Pina.

Fiscalização na Orgus

As condições de trabalho dos companheiros da Orgus, de Vargem Grande Paulista, melhoraram, desde que foram corrigidas falhas na área de saúde e segurança. As adequações foram feitas após fiscalização feita pela Gerência Regional do Trabalho de Osasco, a pedido do Sindicato. Os resultados da medida chegaram ao conhecimento da diretoria na segunda-feira, 24.

A Orgus instalou equipamentos de exaustão e de ventilação e forneceu equipamento de proteção individual (EPI) para que os trabalhadores não sejam contaminados com a substância BMC, que pode causar problemas dermatológicos, gástricos e respiratórios.

A empresa também instalou dispositivos de proteção nas prensas e máquinas injetoras, como manda a convenção coletiva específica para esses equipamentos.