Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

DIEESE

O que é custo de vida?

2. Custo de vida

É o custo dos produtos e serviços necessários a uma família, para manter determinado padrão de vida. Disso decorre a constatação de que o custo de vida varia conforme a renda das famílias, seus hábitos de consumo e o padrão de vida que elas podem ter.O que uma família pobre consome é diferente do que uma família rica consome, em quantidade e qualidade. Por isso, o custo de vida de uma família pobre é diferente do custo de vida de uma família com melhores rendimentos.Em países de grande extensão, como no Brasil, existem, também, variações regionais do custo de vida (ver o verbete nº 5 – “Índice de Inflação e Índice do Custo de Vida”).

A rigor, cada família “sente” a variação dos preços de modo particular, pois o peso de cada item de consumo no seu orçamento é diferente. Um forte aumento no preço da carne, por exemplo, não impacta em nada o custo de vida de uma família de vegetarianos ou veganos.

Em compensação, para uma família que gosta de um churrasco todo fim de semana…

O aumento – ou a redução – do custo de vida é aferido pela média da variação de preços de um conjunto de bens e serviços consumidos por uma família hipotética média, em determinado tempo e lugar, podendo haver oscilações de preços para cima e para baixo (ver o verbete nº 5 – “Índice de Inflação e Índice do Custo de Vida”).

Fonte de Pesquisa: Dicionário do Dieese com 100 verbetes
de interesse para o moviennto sindical e a classe trabalhadora