Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

NR 34 na Construção e Reparos Navais do Brasil

Norma chega para dar mais segurança ao setor

Mais uma vez a C.T.T da NR 34 (Comissão de Trabalho Tripartite da NR 34), com representantes do Ministério do Trabalho, (Coordenação Nacional de Fiscalização) Dr. Lumbreira, Ministério da Previdência (setor de fiscalização), Dr.Saliba, Sindicatos de Trabalhadores com Base de Construção e Reparo Naval, Metalúrgicos de São Gonçalo (Força Sindical) Marquinho da Força, Niterói (CUT) Edson – que também é o coordenador da bancada dos trabalhadores, Angra dos Reis (CTB) Paulo Inácio e Rio de Janeiro (CTB) Luizinho da Eisa, como também o SINAVAL representando o setor patronal Marcelo Carvalho, reuniram-se em Angra dos Reis, nas instalações do Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos de Angra, nos dias 18 e 19 de agosto, para divulgação, avaliação e acompanhamento da implantação desta nova Norma Regulamentadora direcionada ao segmento de fabricação e reparação de embarcações.

Nessa oportunidade, foi aberto espaço para colocações e questionamentos por parte dos interessados do segmento. O gerente de atividades de perfuração da Petrobras Sr Humberto, fez algumas observações e questionamentos, onde destacou que o limite de 40 km/h previsto na NR 34 para suspender as atividades de manutenção por segurança, não atende o setor petrolífero, o qual utiliza-se do limite de 55 km/h, segundo o representante da estatal, o referido limite é utilizado oficialmente a muitos anos, e o vento ultrapassando este limite, interrompe-se todas as atividades operacionais da Plataforma, argüiu também, que isso causará um prejuízo muito grande ao setor.

Após apresentação e o contra ponto apresentado, o Coordenador do CTT da NR34 Dr. Lumbreira, solicitou ao Gerente da Petrobras Humberto para enviar fundamentações técnicas para serem avaliadas e discutidas pela CTT NR34, na próxima reunião que será realizada em Itajaí, Santa Catarina e juntos deliberar os possíveis ajustes, caso haja convencimento da maioria dos membros.

Após várias reuniões pelo Brasil, passando pelo Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará, o CTT NR34, agendou reunião em Itajaí, Estado de Santa Catarina, nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2011, dando continuidade e cumprindo mais uma etapa da agenda de Divulgação, Avaliação e acompanhamento de implantação.

Fonte: Secretaria Geral Força Sindical do Estado do Rio de Janeiro
Foto: Newton Bastos

Por Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

Acesse aqui matéria no site da Força Sindical/RJ