Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

Nota de pesar – Nelson Aparecido Cardim (Xepa)

É com profundo pesar que informamos o falecimento nesta quarta, 7 de julho de 2021, do nosso grande amigo e companheiro de muitas lutas Nelson Aparecido Cardim.

O Xepa, como era mais conhecido, era diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, exercendo atualmente o cargo de 3º secretário, e coordenava com muito afinco, companheirismo e competência o Centro de Referência e Atenção à Saúde da Família Metalúrgica na Rua do Carmo, na região da Sé, em São Paulo.

Xepa tinha 62 anos. Metalúrgico desde o seu primeiro emprego, sempre foi um dos mais atuantes ativistas da categoria desde o final dos anos 1970. Tornou-se sócio do Sindicato em 1983, participou dos movimentos pela redemocratização do País, das campanhas contra o arrocho salarial e de inúmeras outras ações pela categoria metalúrgica, pela classe trabalhadora em geral e pelo povo.

Foi diretor do Conselho Fiscal efetivo do Sindicato de 1984 a 1987, cumprindo este mandato dentro da fábrica, tornou-se assessor de diretoria em 1989 e, em 1990, voltou a fazer parte da Diretoria do Sindicato, sendo reeleito para todos os seguintes mandatos, inclusive nas últimas eleições realizadas em novembro de 2020. 

A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos. O amigo e companheiro Xepa continuará sempre presente em nossos ideais e ações!

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e diretorias

O velório e sepultamento do companheiro Xepa serão realizados nesta quinta, 8 de julho. Velório às 7h30 e sepultamento às 9h30. Local: Cemitério da Grande Planície, Praia Grande/SP.